O uso de carro de som nos bairros é mais uma estratégia da Prefeitura de São Simão, através da Superintendência de Segurança Pública e Trânsito e do Código de Obras e Posturas para conscientizar a população sobre o controle da pandemia do novo coronavírus. A medida, que conta com o apoio das Policias Militar e Civil, reforça às pessoas a importância de ficar em casa para diminuir o risco de disseminação da doença, que poderá sobrecarregar os serviços de saúde.

Os veículos circularam na manhã desta segunda-feira, 23, em diversas ruas e avenidas da cidade com mensagens educativas sobre os sintomas, as formas de transmissão e prevenção da doença. “A Prefeitura de São Simão e a Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando para evitar a contaminação de nossa população. Por isso, fiquem em casa”, diz parte do alerta divulgado no carro de som.

A mensagem de alerta pede também para que a população evite contato pessoal, aglomerações e lavem as mãos várias vezes ao dia.

Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. A transmissão do vírus acontece por meio de gotícula de saliva, espirro, tosse, catarro, toque, aperto de mãos e quando tem contato com objetos ou superfícies contaminadas. Por isso, para se prevenir, você precisa lavar bem as mãos com água e sabão frequentemente, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.