Rumo Logística em parceria com a prefeitura realiza testagem em massa para Covid-19 em 800 funcionários da empresa Sacyr

· Updated

Em novo esforço de enfrentamento ao Coronavírus e na busca de detectar novos casos de Covid-19, e barrar a transmissão no município, a Sacyr, empresa responsável pelas obras da Ferrovia Norte-Sul, realizou na manhã deste sábado, 01/08, na quadra poliesportiva do Colégio Leopoldo Moreira, a testagem em massa em cerca de 800 funcionários.

Rumo Logística em parceria com a prefeitura realiza testagem em massa para Covid-19 em 800 funcionários da empresa Sacyr

Publicado por Prefeitura Municipal de São Simão – GO em Sábado, 1 de agosto de 2020

A medida é fruto de parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde e a Rumo Logística, vencedora do leilão para retomada das obras da FNS. Trinta baias de coletas foram organizadas, respeitando as distâncias e regramento conforme recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações, garantir a segurança das equipes de saúde e para agilizar todo o trabalho.

A coleta do material, realizada por profissionais contratados pela Sacyr, foi feita nas narinas e na garganta dos funcionários com um “swab”, um cotonete mais comprido. O teste é conhecido como RT- PCR, que busca material genético do vírus no corpo da pessoa.

A análise de todo o material recolhido será feita em um laboratório particular na capital Goiânia e os resultados divulgados até a próxima semana.

Segundo a Secretária de Administração, Vanessa Pimenta, a testagem coletiva é fundamental para que a Sacyr retome os serviços no canteiro de obras da ferrovia.

“Estamos aqui para auxiliar a Sacyr nesse momento importante e a ideia é que ela obtenha uma espécie de passaporte imunológico, que permita seus funcionários a voltarem ao trabalho sem que a empresa vire um foco de contaminação do novo coronavírus”, disse.

Para o encarregado administrativo da Sacyr, Paulo Araújo de Souza, a ação é fundamental para que a empresa tenha melhores informações sobre seus funcionários.

“Estamos aqui, com foco no plano de contingência e na prevenção a Covid-19. Essa ação é fundamental para que tenhamos 100% de informação sobre nossos funcionários e diagnosticar se alguém está com sintomas ou tenha contraído a doença em algum momento. Agradecemos a parceria com a prefeitura e vamos batalhar juntos, para que possamos ter um resultado positivo”, falou.

A secretária municipal de Saúde, Liciane Regina de Oliveira Nora, destacou que a testagem em massa ajudará a prefeitura nas estratégias de prevenção ao novo coronavírus, em todo o município.

“A testagem em massa e o isolamento social são os pilares do combate ao coronavírus. Ampliando ambos teremos um melhor controle da pandemia na nossa cidade”, frisou.

São Simão e Itaguaçu tem um total de 316 pessoas contaminadas e testadas positivamente com covid-19, após a divulgação do boletim epidemiológico pela Secretaria de Saúde na noite desta sexta-feira (31). O boletim informa ainda que o município registra 223 pessoas já recuperadas, 308 em monitoramento, 01 paciente internado no hospital de campanha de Goiânia, 149 casos suspeitos, 882 pacientes notificados, 05 óbitos e 500 casos descartados.