Aconteceu na noite da última sexta-feira (20), o tão esperado Casamento Comunitário em Itaguaçu, promovido pela prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Câmara de Vereadores.

A cerimônia foi realizada na quadra de esportes de Itaguaçu e oficializou, gratuitamente, a união de 13 casais da cidade e do distrito.

Todos os trâmites legais, assim como a festa, foram custeados pelo município, em parceria com a Câmara de Vereadores. Além dos documentos, os casais foram recepcionados com uma bela decoração, que teve à frente da organização a servidora Elisabeth Sales.

Naquela noite, a quadra de esportes deixou de ser palco de disputas dando lugar ao branco e com direito a todos os requintes que um casamento exige. Decoração, padrinhos, tapete vermelho, a triunfal entrada da noiva e fotografias para o álbum de casamento, como pede uma cerimônia tradicional. Na hora de dizer o sim, as declarações de amor também estiveram presentes.

Na ocasião, os noivos assinaram sua união civil na presença da tabeliã Neidimar e da Juíza de Paz, Suelaine França Ferreira e, receberam a bênção ecumênica do Pastor Jânio, da Igreja Batista de São Simão, ao som da voz da cantora Priscila Keina, e diante das dezenas de convidados, amigos e familiares.

Para a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, a iniciativa valoriza famílias, contribui no desenvolvimento social e na qualidade de vida.

Adriana ainda afirmou que o Casamento Comunitário atende aos valores cultivados pelo Poder Público Municipal, visando a estruturação das famílias, que são o alicerce para uma comunidade digna, harmoniosa e pacífica.

“A oportunidade para os casais oficializarem a união é um exemplo de cidadania. Ato de amor e valorização, que concretizam as nossas ações pelo fortalecimento da sociedade. É um investimento pequeno diante da alegria que proporciona na vida desses casais. A maioria já vivia junto, mas decidiu oficializar a vida a dois. Fazemos votos que sejam felizes”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda, lembrou do compromisso firmado com a primeira-dama, para a realização do primeiro casamento comunitário de Itaguaçu.

Segundo ele, a cerimônia só foi possível graças a parceria entre o legislativo e executivo e que deseja, para o próximo ano a realização de outro casamento comunitário, proporcionando a união daqueles que não tem condições de custear a cerimônia.

“Adriana, eu não poderia deixar de te agradecer pelo compromisso que fizemos e, este compromisso está cumprindo com a comunidade de Itaguaçu. Quando disse pra você que, se eleito fosse presidente da câmara, faríamos o primeiro casamento comunitário de Itaguaçu. Obrigado por sua palavra! E hoje estamos honrando essa promessa. Agradeço também, ao prefeito Ibinho, por tudo que tem feito por nossa gente de Itaguaçu”, disse.

De acordo com o prefeito Ibinho, “o casamento comunitário é garantia do pleno exercício da cidadania, regularização e legitimação jurídica dos casais, promovendo a inclusão social. É um momento único na vida de um casal”.

O prefeito ainda explicou que os casais cadastrados já buscavam uma vida conforme as leis de Deus, faltava oficializar a união perante as leis dos homens. “Percebemos a vontade nessas pessoas de se unirem em matrimônio e a parceria entre a prefeitura e a Câmara de Vereadores, possibilitou a realização desses sonhos. É um sonho na vida da mulher, mas também é muito emocionante para os homens. Agradeço a dedicação e trabalho da Secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano, na organização do evento, ao Presidente Lazinho e a todos os vereadores pela parceria do Legislativo e, em especial, aos Vereadores Adriano Pimenta e Ludgero que estiveram presentes. Parabenizo ainda a todos os casais e desejo uma vida de muito amor e felicidade nessa nova fase da vida de cada um”, encerrou.

Durante a cerimônia, foi oficializada a união dos casais José Humberto Ferreira Vilela e Cintia Cristina de Jesus Matos; Ubaldo Francisco Moreira e Cledina Maria de Jesus Matos; David Henrique de Lima e Daiane Cristina Macário da Silva; Wesley Correia de Prado e Edmar Pereira de Almeida; Eduardo Henrique da Silva e Fernanda Silva Azevedo; José Edson Lima de Oliveira e Gerlane da Silva Nascimento; Denis Antônio Andrade e Jeane Dias da Silva; Leandro Luis Macola e Jéssica Vicente dos Santos; Bruno Ferreira da Silva e Mara Jany Lima Queiroz; João Batista da Silva e Sonaria Pereira da Silva; Geovane Oliveira de Gouveia e Thália Batista da Silva; Marcos Túlio Santos e Vytória Santana e, Diego Gonçalves da Silva e Kelly Aparecida Dias da Silva.

Prestigiou o casamento comunitário o prefeito Ibinho; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano; o presidente da Câmara Municipal, Lazinho Lacerda; os vereadores Adriano Pimenta e Ludgero Neto; os secretários José Humberto (Controle Interno), Danilla Soares (Turismo e Meio Ambiente), Divino Nogueira (Educação e Cultura), Rogério Moreira de Souza (Finanças).

câmara municipal

casamento