Clique no botão abaixo

Na noite desta quarta-feira (13), a Avenida Brasil, uma das mais movimentadas e tradicionais da cidade, recebeu o Desfile Cívico e Estudantil em comemoração aos 61 anos de emancipação política e ao aniversário de 44 anos de São Simão.

No palco, autoridades puderam acompanhar todo o desfile, dentre elas o prefeito Ibinho; do vice-prefeito Dr. Wallisson; da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano; do prefeito de Paranaiguara, Adalberto Amorim; do presidente da Câmara Municipal, Lazinho Lacerda; dos vereadores, Adriano Pimenta, Ana Maria, Antônio Camilo, Jane Vilarinho e Fábio Kebinha; dos secretários Divino Nogueira (Educação), Danilla Soares (Turismo), Arquimedes José de Oliveira (Saúde), Amauri Romão (Transportes), Augustinho Maurício da Silva (Infraestrutura) e Wilson Pimenta (Administração); do Gestor de Contratos, Clayton Oliveira; dos superintendentes Lúcia Cardoso (MelhorIdade), Paulo Lima (Cultura), Léia Cristina (Segurança Pública) e Alberto Silva Araújo (Esportes); do padre Rodinaldo Sabater e do Chefe de Gabinete Executivo, João Paulo Medeiros. A cerimônia foi presidida pela cerimonialista Priscila Keyna.

A comemoração também atraiu e encantou centenas de pessoas e, para aqueles que foram prestigiar o evento, o desfile das escolas públicas do município foi um espetáculo de criatividade, cores, ritmos e alegria.

Com o tema “São Simão no mundo da literatura”, estudantes de nove escolas e Cemei’s da cidade e do distrito de Itaguaçu, mostraram que a literatura é de grande importância para a sociedade, sendo sua leitura imprescindível, pois além de prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.

As alas saíram da rua 14, seguiram pela Avenida Brasil e chegaram até a Praça Júlio Bernardes de Oliveira, no centro da cidade, onde estava montado o palco das autoridades.

Todo o cortejo foi acompanhado por música da Banda de Música Municipal Maestro João Antônio dos Santos, pela Fanfarra Municipal do CRAS Maestro/Instrutor Ismair F. da Silva de Cachoeira Alta, Fanfarra Interescolar Leopoldo Moreira & São Simão e pela Fanfarra Unidos Costa e Silva e Cora Coralina.

No desfile, os alunos mergulharam nas fábulas, lendas, mitos, folclore, nos personagens folclóricos e da Bíblia Sagrada, nas histórias em quadrinhos e no mundo encantado dos contos infantis, oportunizando a comunidade em ter o contato direto com os personagens da literatura nacional e mundial. Desta forma, personagens como Peter Pan, Turma da Mônica, Super-Heróis, A Cigarra e a Formiga, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve e os Sete Anões, Os 3 Porquinhos, Soldadinho de Chumbo, Saci-Pererê, entre outros, ganharam vida e encantaram a numerosa plateia que atenta se espremia nas calçadas para não perder a passagem de nenhuma ala.

Um dos momentos mais emocionantes do desfile foi quando dançarinos do grupo de dança “Garotos do Futuro”, portando uma faixa, fizeram uma homenagem ao ex-vereador Léo Preto, que havia falecido na noite anterior ao evento, enquanto trabalhava na limpeza da praça central. Algumas pessoas não conseguiram segurar as lágrimas.

Vale destacar a presença da equipe “Passos que Salvam”, formado por voluntários que lutam pelo combate ao câncer infanto-juvenil, que fechou o desfile cívico.

O prefeito Ibinho, que acompanhou atentamente todo o desfile, salientou a importância da realização do evento para comemorar o aniversário da cidade e a emancipação politica e, agradeceu a todos os envolvidos na organização. “É muito gratificante comemorar a emancipação política e o aniversário de nossa querida cidade com um belo desfile cívico. O desfile é uma aula de história e cidadania fora da sala de aula e é também um momento de integração de toda a sociedade. Agradeço o envolvimento dos pais, alunos, professores e todos que estão se dedicando para tornar esse dia especial e dessa forma homenagear nossa cidade. Obrigado a todos que contribuíram para que esse dia fosse inesquecível. Foi um espetáculo que de fato e de direito ressaltou a importância da literatura” finalizou.

Ibinho ainda parabenizou a equipe da Superintendência de Segurança Pública, que trabalhou de forma incansável na interdição de vias e na orientação do trânsito, garantindo a segurança de todos os participantes e envolvidos no desfile.

Segundo o secretário de Educação, Divino Nogueira “é preciso desenvolver nas crianças o hábito da leitura, uma vez que estamos na era tecnológica onde as pessoas se esquecem que a leitura é essencial para nos levar a descobrir novos mundos, sejam eles reais ou não. Nos leva a vivenciar outras histórias, sentir as emoções e aprender com elas, o hábito da leitura faz uma pessoa rica culturalmente.”

O presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda, parabenizou todos os envolvidos na organização do desfile. “É uma alegria muito grande poder vivenciar esse momento junto com vocês. A festa está muito linda. Vamos comemorar com muita alegria”, disse.