A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) promoveu, nesta quinta-feira (30), no auditório da Usina São Simão, o programa Proximidade.  A reunião, que contou com participação do vice-prefeito Dr. Wallisson de Freitas- representando o prefeito Ibinho em viagem, teve o objetivo em levar às comunidades próximas à hidrelétrica um debate sobre procedimentos de segurança adotados nas operações do reservatório. De acordo com o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, o programa Proximidade tem ampliado relação da empresa com a população. “Esse programa é muito importante e interessante para a Cemig. A partir da criação do Proximidade, conseguimos relacionar com várias comunidades do Estado. A oportunidade de conversar com a sociedade é muito positiva para a Empresa”, ressalta. Desde 2005, a Cemig realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a empresa acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e agentes responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional. No último dia 27 de setembro, em um leilão promovido pelo Governo Federal, a Usina São Simão teve sua concessão adquirida pela empresa State Power Investment Overseas (SPIC), com sede na China e que atua no ramo de geração de energia em diversos países. Dessa forma, a empresa vencedora do leilão será a nova responsável pela concessão da usina nos próximos 30 anos, ficando responsável pela geração de energia e operação do reservatório. Nesse sentido, foi fomentada, ainda, uma discussão que abordou a temática “a Segurança, a Operação e Meio Ambiente – Preceitos da Concessão da Cemig na Usina São Simão, nos últimos 30 anos” e o término do período de concessão da Cemig GT. O público presente também pode esclarecer suas dúvidas em relação aos temas propostos. Participou, também, do evento o Presidente da Câmara Municipal de São Simão, Adriano Pimenta, a vereadora Jane Vilarinho, o Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara, Jesus Salles, os secretários José Fernandes Faria (Saúde), Danilla Soares (Turismo e Meio Ambiente), José Humberto (Controle Interno), Lourival Gomes Jardim (Infraestrutura e Transporte), Wilson Pimenta (Administração) e Divino Nogueira (Educação).   Usina São Simão As operações na Usina São Simão começaram em 1978. Localizada nos municípios de São Simão e Santa Vitória, a hidrelétrica possui seis unidades geradoras e sua potência instalada é de 1.710 MW.