Nos dias 20, 21 e 22 de maio, São Simão recebeu as atividades da 1ª Semana Senac de Enfermagem, realizada pela unidade de Quirinópolis, na Câmara de Vereadores.

A ação reuniu, durante três dias do evento, alunos, docentes e profissionais da área para uma troca de conhecimento e experiências com intuito de entender melhor e valorizar a função dos que se dedicam ao cuidado com o próximo.

Na abertura das palestras, no dia 20,   foi abordado de forma ampla a ética profissional “as normas do sistema Cofen/Coren, bem como  a conduta dos profissionais de forma legal”, ministrado pela representante do Conselho Regional de Enfermagem ( COREN), Sra. Cleusa de Souza Mendes, com demonstrativos  de gráficos, dados, pesquisas e enfatizando de forma bastante esclarecedora as leis tanto no âmbito regional, estadual e a lei da carta magna, leis federais contidas na constituição federal, dentre outras.

No dia 21, o palestrante foi o Psiquiatra Alencar de Souza Ferreira, que discorreu sob diversos ângulos e aspectos “a importância da saúde mental na Enfermagem”. Ele ainda abordou de forma direta e transparente, o quão necessário é ter uma saúde mental com qualidade, para que cada paciente possa ser tratado de forma humanizada.

No dia 22 o tema palestrado foi sobre “salvamento aquático”, suas técnicas, perigos e os mecanismos de prevenção. O palestrante foi o Sargento Vieira, do Corpo de Bombeiro Militar de Quirinópolis, que exemplificou como um simples par de boias, feito com duas garrafas pet´s, pode salvar a vida de uma pessoa de até 45kg, num eventual afogamento. O Sargento alertou ainda sobre o perigo e tragédia maior durante um afogamento, caso o salvamento não for feito por um profissional qualificado e treinado adequadamente. Ele também abordou sobre as técnicas de primeiros socorros e de salvamentos, remoção e encaminhamento correto até um pronto socorro, onde possa ser atendido por um plantonista especializado.

Prestigiou a abertura do evento Prefeito Ibinho,  o vereador Adriano Pimenta representando o legislativo, o secretário de Saúde, José Fernandes Faria, a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica da Saúde da Família, Jéssica Fernanda, a Coordenadora do PSE, Gilda Meiva Nakamura de Oliveira, o coordenador municipal do Núcleo Odontológico, Arquimedes José de Oliveira,  a representante do Coren-Go, Cleusa de Souza Mendes e as enfermeiras e instrutoras do Senac-São Simão, Denise Soares e Natália Macedo e Juliana Alves, que foram juntamente com toda equipe responsáveis pela organização e realização do evento.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac tem quinze anos de atuação no município de São Simão, e tem feito história, ganhando cada vez mais a credibilidade dos alunos e formando profissionais nas mais diversas áreas, sempre prezando pelo profissionalismo, transparência e compromisso onde a população, de uma forma geral, são os mais beneficiados com profissionais de alta capacidade e talento.