Aconteceu nesta terça-feira (19), a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental de São Simão. A Conferência traz como eixo principal: “A Política de Saúde Mental como Direito” pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Discutiu-se ainda prioridades, elaboração e levantamento das propostas para fortalecimento dos programas e ações de saúde mental já existentes. Durante todo período foram abertos espaços para sugestões, dúvidas, propostas e contou com a participação de diversos profissionais da área da saúde, educação e Conselheiros de Saúde. A Secretária Municipal de Saúde, Sra. Suely Luiz enfatizou a importância desta primeira Conferência. “A Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental é uma grande conquista. Sabemos que precisamos falar sobre a saúde da mente, e precisamos com urgência! A necessidade de um diálogo de políticas públicas voltadas para esse objetivo torna-se ainda mais evidente no período em que atravessamos, caminhando para o fim de uma pandemia que embora ainda não tenha de fato acabado, mas que causou inúmeros danos no âmbito econômico, social e principalmente mental. Por esta razão, convidamos à população junto a tantos profissionais para debatermos ações e soluções voltadas a saúde mental”, ressaltou a Secretária. Como mencionado, diversos representantes dos conselhos, professores e demais profissionais da área da saúde se juntaram ao evento, dentre eles: Sra. Luciana Martins e Wender Araújo que representaram a Regional de Saúde do Sudoeste I; a Secretária do Desenvolvimento Social, Sra. Mariana Trovatti, o Procurador-Geral do Município, Sr. Jorge Ferraz que representou o Prefeito Fábio Capanema, o vereador Laerte Nogueira representando a Câmara Legislativa, Dr. Alencar, toda a equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE) representando a Secretaria de Educação, e ainda os organizadores de toda a Conferência, Sr. Rafael Tavares (Sec. Executivo do Conselho Mun. de Saúde), Sra. Nayara Capanema (Coordenadoria CAPS I-Florescer), Sra. Silvia Batista (Atenção Básica Municipal), Dr. Arquimedes José, Fabíola Gomes e Sr. Enio Franco Vilarinho (Pres. do Conselho Municipal de Saúde).