Saúde e UBS Irmã Barbara Josephine Orczyk  promovem em Itaguaçu caminhada em prol ao Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde através da equipe da UBS Irmã Barbara Josephine Orczyk promoveu em Itaguaçu, na manhã desta quinta-feira, 10, a Caminhada Outubro Rosa.

Percorrendo a Avenida Brasil, o ato educativo reuniu além de moradores, usuários de saúde, profissionais da unidade e contou com as participações do Secretário de Saúde, Arquimedes José de Oliveira, da coordenadora das UBS’s, Jessica Fernanda, e da coordenadora Priscila Cryistina Muniz Barboza, da Unidade Básica de Saúde Irmã Barbara Josephine Orczyk.

A caminhada teve por objetivo divulgar e estimular a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A ação é alusiva às comemorações do “Outubro Rosa”, campanha realizada mundialmente, durante este mês.

Durante o evento foram distribuídos panfletos de conscientização quanto à saúde da mulher, agendamentos de preventivos, mamografias e o autoexame da mama, e orientações ligadas ao Outubro Rosa com médico Dr. Murillo.

De acordo com o Secretário Arquimedes, o evento foi focado em ações educativas e preventivas. “A prevenção é o principal instrumento das mulheres na luta contra o câncer e as nossas equipes estão preparadas para levar conhecimento para a população durante todo o ano, mas, principalmente, durante este mês”, explicou.

Arquimedes ressaltou que o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de aumentar as chances de cura do câncer de mama. “Além do autoexame, as mulheres devem fazer a mamografia, porque o diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença”, reforça.