Serviço que chegou à cidade no segundo mandato do prefeito Assis Peixoto atende 120 chamados por mês. Capacidade de socorro da população dobrou e muitos mais vidas puderam ser salvas   No último dia 7 de maio, a cidade de São Simão comemorou 13 anos da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A chegada do Samu revolucionou o atendimento de ocorrências de urgências médicas no município. Antes a cidade contava com apenas uma ambulância para socorrer os chamados de socorro e ainda a dividia com as ocorrências e demandas do Hospital Municipal. Já com o SAMU, a capacidade de atendimento dos 20 mil cidadãos de São Simão dobrou, já que a base conta com duas unidades. O SAMU de São Simão atende por mês cerca de 120 chamados de socorros. Além de toda a aparelhagem necessária para o atendimento médico, as viaturas contam com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. O prefeito da cidade de São Simão, Assis Peixoto, prestigiou a comemoração. Ele destacou exatamente a essência do SAMU no evento. “O mais importante nesta celebração é lembrar com muito carinho e satisfação quanto vocês (servidores do SAMU) salvaram vidas. Isso é o mais importante”. O prefeito fez questão de render homenagens também de dois servidores que integraram a equipe do SAMU, mas já faleceram. “Quero agradecer ministro Alexandre Padilha. Ele foi muito importante em validar a vinda do SAMU para o município. Nós não preenchíamos o requisito de número de habitantes e então utilizamos para auxiliar na vinda do SAMU a construção da barragem e a ferrovia, assim como as Usinas Hidroelétricas e o ministro entendeu muito empaticamente a necessidade do SAMU em nossa cidade. Vale destacar que o SAMU virou uma referência de atendimento de ocorrências médicas não somente para São Simão, como também para cidades da região que não possuem tal estrutura. Reformas e benfeitorias Depois da chegada do SAMU a São Simão, a administração do prefeito Assis Peixoto não abandonou a base do serviço. Desde que reassumiu a prefeitura para seu terceiro mandato, o prefeito teve como um dos primeiros compromissos a reforma da base do SAMU. Em cinco meses de governo, foram realizadas reforma da pintura, manutenção e reparação da parte hidráulica, manutenção elétrica preventiva e instalação de um novo circuito de iluminação externa, além serviços de jardinagem. “Uma das principais marcas de nosso governo é a valorização do servidor. Se queremos que nossos servidores atendam a população em seu 100%, precisamos dar todas as condições possíveis para que eles possam trabalhar”. Alerta importante sobre a pandemia Na celebração, todos os protocolos de segurança para prevenção contra à COVID-19 foram seguidos, como o uso de máscaras, disposição de álcool em gel para os presentes, assim como o distanciamento social. O prefeito Assis Peixoto lamentou o cenário que o país vive e fez um importante alerta: “Já há estudos que indicam uma terceira onda. Por isso precisamos continuar a tomar todas as precauções referentes à prevenção contra o novo coronavírus. Verificamos que não somente pessoas com mais idade estão morrendo, mas também jovens. Por isso fica aqui o meu apelo”. O prefeito lembrou que se dará início ao curso de qualificação na área de confecção oferecido pela prefeitura e que dele saíram os uniformes para os colaboradores da prefeitura. Anunciou também um estudo para a criação de um abono emergencial aos servidores, pois a classe não terá aumento este ano em razão do congelamento determinado pelo Governo Federal por conta da pandemia. “Se a gente não pode dar aumento, vamos estudar uma forma de dar um abono emergencial. Sem dinheiro é que o servidor não pode ficar”, destacou. Um outro anuncio importante foi a intenção de reforma do Hospital Municipal de São Simão. O prefeito disse que já tem cerca de 1 milhão de reais em caixa e que todos os estudos econômicos e jurídicos estão sendo realizados. Autoridades presentes O Presidente da Câmara, Lucas Vasconcelos, a Secretária de Saúde, Laize Helena, Dr. Márcio Filho, ex-Prefeito e Diretor Clínico do Hospital Municipal de São Simão e o responsável pela instalação da sede do SAMU no ano de 2016. Romilda, ex-Coordenadora e atualmente integrante da equipe reserva de enfermagem e o vereador Kebinha, responsável pela “Moção de Aplausos” que homenageou a toda equipe do SAMU e que foram entregues aos trabalhadores pelas autoridades presentes. A atual Coordenadora do SAMU Lázara Alexandra, O vice-prefeito Fábio Capanema, o Secretário de Administração Emerson, O Secretário de Obras e Transportes Cláudio Catiguá, Secretário de Desenvolvimento Econômico Giovânio, o Superintendente da Infraestrutura Vinícius, os vereadores Ailton Lopes, Ludgero Neto, Gilmar do garimpo, Professor Fernando. A professora Andrea Xavier foi a responsável por interpretar o Hino Nacional e um louvor gospel na cerimônia.