Quinze profissionais e colaboradores que trabalham na área da saúde de São Simão testaram positivo para a Covid-19. A confirmação foi feita pela Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Michelle Santos Côrtes de Melo, nesta quinta-feira (25). Nenhum dos pacientes precisou ser internado. De acordo com a Prefeitura, a testagem para detectar o novo coronavírus em servidores da saúde da rede municipal, acontece desde o dia 22 de junho, como medida de prevenção de riscos à saúde dos profissionais que estão na linha de frente no combate à covid-19. Nesse primeiro momento, cinquenta profissionais que trabalham ou atuam no Hospital Municipal, na Atenção básica, no Centro de Fisioterapia e Farmácia, no Samu e no CAPS, foram submetidos ao teste rápido. A testagem é realizada de acordo com as recomendações de segurança durante este período de pandemia, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo a Coordenadora Michelle, os testes rápidos para verificação de anticorpos podem facilitar o rastreamento dos contatos, um levantamento epidemiológico, o rastreio de pessoas assintomáticas e a identificação de quem já teve contato com o vírus. Com isso, será possível detectar se há algum profissional infectado, que poderá inclusive estar assintomático, e afastá-lo das atividades para os devidos cuidados, reduzindo assim o rico de transmissão da doença, bem como garantir um retorno seguro para as atividades. “Somos a primeira cidade do sudoeste goiano a realizar os testes em profissionais da saúde”, afirma. É importante destacar que o protocolo de realização do teste não mudou, o critério continua sendo em pessoas com sintomas gripais, notificadas pela Secretaria de Saúde. Porém, como os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda a testagem.  A Secretaria de Saúde reforça a importância da população se conscientizar e respeitar as medidas preventivas decretadas pelo município a fim de refrear a circulação do vírus entre os munícipes e, assim, o surto da doença. Dentre elas, o isolamento domiciliar, a higienização das mãos, e o uso de máscaras são essenciais e cabe a cada um ter consciência. O prefeito Ibinho reforça a prática de atitudes necessárias e a importância de valorizar e respeitar os profissionais que estão na linha de frente, trabalhando para o tratamento de infectados, no combate ao vírus e em todos os outros casos de saúde, nesse momento de pandemia. “A testagem destes profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com a população no dia a dia, é uma das prioridades da administração neste momento de combate à pandemia” finalizou.