Acompanhado da vereadora Ana Maria e do secretário de Saúde, José Fernandes Faria, o prefeito Ibinho, entregou na manhã do último dia 28/09, aos dezesseis funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Eulâmpio Jacob, os novos uniformes da equipe. Ao todo a prefeitura investiu R$22.346,00 (Vinte e dois mil, trezentos e quarenta e seis reais) na aquisição dos uniformes. Cada profissional “Samuzeiro” recebeu um kit composto por um boné, dois macacões, duas camisetas e um par de botas. Eles têm modelo e cor de padrão nacional. De acordo com Ibinho, o novo kit dá maior conforto e opção de uso aos profissionais. Ele afirma ainda que os uniformes possibilitam uma melhor identificação das equipes do serviço de emergência, valorizando-os. José Fernandes Faria, Secretário de Saúde, esclarece que, a administração municipal vem valorizando e ampliando a estrutura do Samu, desde que o prefeito Ibinho assumiu a prefeitura. “Isto demonstra a preocupação desta administração em oferecer um atendimento de qualidade à toda a população”, afirma.   Diminuem trotes O Secretário afirma ainda que o serviço tem sido também muito valorizado pela população. “Devido ao trabalho sério que desenvolvemos e às campanhas que a prefeitura vem realizando os trotes caíram. E as solicitações também aumentaram bastante, pois os usuários passaram a confiar no serviço, na agilidade e no tratamento dado”, afirmou. Porém, alerta o Coordenador do Samu, Enfermeiro Responsável Técnico João Horácio Batista, ainda é preciso reforçar que um trote pode tirar o socorro a alguém que realmente está necessitando. O Coordenador destaca também que, grande parte dos atendimentos é de vítimas de acidentes. Dos mais de 640 atendimentos realizados pelo Samu entre janeiro e setembro, deste ano, cerca de 190 dos casos foram de pacientes traumáticos.   Estrutura Para funcionar nas 24 horas do dia, sete dias por semana, a unidade do Samu de São Simão, que completou 10 anos de implantação no município, conta com uma equipe de dezesseis samuzeiros entre enfermeiros e condutores socorristas e duas ambulâncias semi-UTI. São profissionais capacitados e treinados para atender urgências tais como: problemas cardio-respiratórios, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte, acidentes com vítimas, afogamentos, choque elétrico, entre outros. A chamada do SAMU é gratuita, pelo telefone 192.