Como medida de precaução contra o Novo Coronavírus, os acessos à Praia do Lago Azul e às Cataratas de Itaguaçu estão interditados a partir desta sexta-feira, 20. O anúncio foi feito pelo prefeito Ibinho após a publicação do Decreto Municipal n°.135, de 20 de março de 2020 que foi editado em consonância com a Lei Federal n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, dos decretos estaduais de Goiás n° 9.633 e 9.634 de 13 de março de 2020, decreto n° 9.637, de 17 de março de 2020 e a Portaria Interministerial n° 05, de 17 de março de 2020. A medida vai estar em vigor por 30 dias, podendo ser prorrogada de acordo com a evolução da pandemia de coronavírus e das orientações das autoridades de saúde. O decreto afirma que “fica proibido o uso do espaço da Praia do Lago Azul, embarcadouros e áreas do Complexo Turístico em questão”. No texto, o prefeito Ibinho também determina aplicação de penas àqueles que não respeitarem as ordens. O prefeito ressalta que, para o bloqueio do acesso à praia, haverá a presença de agentes da Superintendência Municipal de Segurança Pública e Trânsito, fiscais do Código de Obras e Posturas, e o patrulhamento da Policia Militar, para garantir o cumprimento do decreto. De acordo com a secretária do Turismo, Danilla Soares, em São Simão está interditado o acesso à praia, ao píer, a orla do lago e às passarelas. Já em Itaguaçu a medida proíbe o acesso às cataratas e a ilha. “Mesmo não tendo casos suspeitos de coronavírus no município, a decisão se dá como medida contra avanço da doença. Vale destacar que estão proibidos também todos os passeios náuticos nas águas do Lago Azul, o funcionamento de quiosques, bares e barracas ao longo de toda a orla e o descumprimento dessas ações podem acarretar em detenção por parte da Policia Militar. Quarentena não é colônia de férias!” Afirma. Segundo relatório divulgado, na manhã desta sexta-feira, pelo Governo de Goiás, o estado já contabiliza 519 casos suspeitos de Coronavírus, 90 casos descartados e outros 15 confirmados, sendo: 02 casos em Anápolis; 01 caso em Aparecida de Goiânia; 01 caso em Jataí; 08 casos em Goiânia e 03 casos em Rio Verde.