Serviços de saúde e cidadania foram oferecidos pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Simão à população de São Simão e Itaguaçu neste sábado (04), quando a cidade recebeu a comitiva da Secretaria Cidadã que trouxe para a cidade mais uma edição do programa Ação Cidadã. O programa foi desenvolvido na estrutura montada em frente à quadra poliesportiva do Colégio Leopoldo Moreira, de 8h às 17h. O programa, idealizado pela Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), chefiada pela secretaria Lêda Borges, ofereceu serviços essenciais como: registro civil de nascimento, assistência jurídica, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, passaporte do idoso, passe livre do deficiente, fotografia, corte de cabelo, dentre outros. Houve ainda oferecimento de linhas de crédito do Banco do Povo e consultoria do SEBRAE para abertura de empresas incentivando o empreendedorismo, e também, palestras sobre orientações dos programas Bolsa Família e Renda Cidadã. Para as crianças, houve uma grande área de lazer. Ao todo, 2.808 pessoas foram beneficiadas com o Ação Cidadão que, realizou 7.020 atendimentos no município. A emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade, feita por uma equipe da Polícia Civil, foi um dos serviços mais procurados, com 160 atendimentos. A demanda maior ficou por conta da emissão de CPF, com 278 atendimentos. O coordenador do Programa Ação Cidadã, Alessandro Guilherme, destacou que o Ação Cidadã ser um importante instrumento de cidadania e que leva à população goiana serviços públicos de qualidade. “O objetivo do programa é oferecer à população goiana, assistência social, bem-estar, saúde e cidadania”, salientou. O Ação Cidadã trouxe ainda, para o palco principal, apresentações culturais do Grupo BMC Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Coordenado pelo professor Sueder Gomes Ribeiro, nove capoeiristas levaram ao público a coreografia “O Verdadeiro Artista”. Segundo Sueder, a apresentação representa a crucificação e ressurreição de Cristo, passando uma mensagem de esperança e renovação. “Tudo isso por meio da arte da capoeira, misturando teatro e dança”, afirma. Finalizando as atividades, foi promovido um desfile com crianças com o tema “beleza negra ou afrodescendentes”, bastante aplaudido pelo público.O evento contou com a participação do prefeito Ibinho, do Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, do coordenador do Programa Ação Cidadã, Alessandro Guilherme, dos vereadores Ana Maria, Lazinho, Camilo e Kebinha, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, dos secretários Wilson Pimenta (Administração), José Fernandes Faria (Saúde) e Augustinho Mauricio da Silva (Infraestrutura).   Confira abaixo os serviços que foram oferecidos pelo Ação Cidadã e o número de atendidos:   – Emissão de Documentos:
  • Carteira de Trabalho; 50 atendimentos.
  • Carteira de Identidade (1ª e 2ª Vias); 160 atendidos.
  • CPF (1ª e 2ª Vias); 278 pessoas atendidas.
  • Registro Civil de Nascimento (2ª Via); 122 pessoas atendidas.
  • Certidão de Casamento (2ª Via); 24 atendidos.
  – Xerox para documentos; 1867 pessoas atendidas. – Fotografias 3X4; 1499 beneficiados. – Corte de cabelo; 221 atendimentos. – Oficina de Artes; 72 assistidos. – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (Oficina sobre empreendedorismo); 13 atendimentos. – Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – SECIMA (Distribuição de mudas e licenças ambientais); 1199 atendimentos. – Banco do Povo (Orientações sobre linhas de crédito); 43 consultorias. – Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR (Atendimentos de reclamações do público); 52 atendimentos. – Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN; 45 orientações. – Atendimentos de saúde (secretaria de Saúde); 344 atendimentos. – Recreação e lazer; 349 beneficiados. – Orientação Jurídica; 11 atendidos. – Passe Livre do Deficiente; 13 pessoas atendidas. – Passaporte do Idoso; 48 atendimentos. – Renda Cidadã; 23 orientações. – Cras e Creas: 125 atendimentos – Beleza negra; 43 beneficiados. – Emater; 43 atendimentos. – Bolsa Família/Cadastro único; 33 orientações. – CREMIC HMA; 353 atendimentos.