Um grande público compareceu à Avenida Brasil nesta última quarta-feira (15), para prestigiar o Desfile Cívico, em comemoração aos 43 anos da Nova São Simão e os 60 anos da emancipação político-administrativa do município. Crianças e adolescentes da rede pública municipal e estadual desfilaram, interagindo com o público presente e autoridades. Em cada apresentação foi contada, em ordem cronológica, a história sobre a tradição, a fé e a cultura de São Simão. Segundo o secretário da Educação, o desfile como objetivo levar estudantes e a população em geral a uma viagem no tempo, mostrando e contando a história de pessoas que tiveram papel determinante para São Simão e Itaguaçu, desde a década de 1920, passando pela antiga cidade chamada “Canal de São Simão”, os desdobramentos dos acontecimentos, bem como, a transferência da cidade velha para a nova.  O projeto foi muito bem recebido pela população que mesmo com tempo quente lotou as calçadas da Avenida Brasil e pode acompanhar um desfile histórico, que retratou com exatidão valores e memórias socioculturais que traduzem o sentido de ser São Simãoense. Cerca de 1.500 alunos das onze escolas municipais e estaduais mergulharam na história do município e durante o desfile oportunizaram a comunidade em ter o contato direto com os bens culturais, englobando a história do município. Desta forma grandes personalidades foram homenageadas, locais e instituições que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento do município foram lembrados, valorizando herança cultural por meio de apresentações teatrais e apresentação de maquetes, dentre outros. Além das escolas, participou do desfile a polícia militar e funcionários da Spic Brasil, novo grupo controlador da UHE São Simão. Um dos momentos marcantes do desfile aconteceu com a passagem dos alunos que homenagearam os saudosos e vitoriosos times de futebol de salão e campo, que levavam ao ginásio de esportes e ao estádio municipal, uma verdadeira legião de fãs e torcedores. Outro ponto alto do desfile e bastante aplaudido foram as apresentações da Banda de Música Maestro João Antônio dos Santos, da Fanfarra Unidos Costa e Silva e Cora Coralina e da Banda de Música Municipal 22 De Janeiro, de Quirinópolis. No encerramento do desfile, o prefeito Ibinho, destacou a unidade do povo São Simãoense e Itaguaçuense. “A comemoração do aniversário de São Simão, em desfile cívico valoriza a nossa história e a vida do nosso povo. Nossos parabéns e agradecimentos a todos que contribuíram para que esse dia fosse inesquecível”, disse. O desfile durou cerca de três horas e contou também com a presença do vice-prefeito Dr. Wallisson, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, vereadores e secretários municipais de governo. Veja abaixo, o cronograma completo da programação.