Tradicionalmente, o bacalhau toma conta das mesas das famílias brasileiras na Páscoa, porém, para quem já está cansado dele ou até mesmo para quem quer inovar com uma solução caseira e bem mais econômica, entra em ação a tilápia.

Rica em nutrientes como vitaminas e minerais, o peixe foi a estrela do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão.

“A tilápia agrada o paladar por ser um filé de peixe, sem grande quantidade de gordura, não ter espinho e nem couro”, afirma a chef Emiliana Azambuja, que ao lado da chef Bethy Alves, comandou o pelotão de cozinheiros que serviram cerca de 1.500 kg de tilápia para os turistas e moradores na orla da praia do Lago Azul.

Quem está pensando que a tilápia, por ser de água doce, é um peixe forte, não se engane. “A tilápia é um dos peixes mais suaves que temos, por isso também agrada tanto as pessoas”, diz Azambuja. “Isso sem falar que o cheiro também não é forte, e diferente do bacalhau, é acessível” conta Bethy.

“Antigamente tinha-se o costume de comer peixe apenas na Semana Santa porque era uma carne mais cara. Mas nós temos em Goiás um criatório de tilápia muito grande, o que barateia o custo para o consumidor”, afirma Bethy.

Para esta edição, o festival dividiu a gastronomia em temas, como a culinária goiana, o Oriente Médio, os sabores da Arábia e italiana.

Mas independente da temática, a tilápia sempre foi o prato principal. Para chegar a um cardápio extenso, tendo o peixe como o centro das atenções, as chefs se dedicaram a um ano em pesquisas.

Emiliana, que participa desde o primeiro ano do festival, apostou na lasanha de tilápia pascal como um dos carros-chefes para esta edição. “É fácil de fazer e todo mundo gosta de lasanha”, avalia.