A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país e é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento, o Colégio Municipal Leopoldo Moreira realizou junto aos seus alunos dos ensinos fundamental e médio, o projeto “Aprendendo com o Carnaval”, de forma integrada indo de encontro aos interesses de seus alunos respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias. A culminância do projeto ocorreu na quinta-feira (24/02), com uma programação diversificada. Palestras, painéis, apresentações carnavalescas, exposições, desfiles de fantasias, entre outras atividades, que envolveram as disciplinas de cada turma, estavam na programação. De acordo com o diretor do Colégio, professor Luiz Humberto de Sousa e Silva, o objetivo do projeto foi alcançado com sucesso. “A nossa meta foi alcançada com sucesso. O nosso propósito foi o de proporcionar um momento de descontração e interação entre os alunos, com seus colegas, professores e demais funcionários, como também incentivar nos alunos o interesse pela pesquisa, pelo conhecimento histórico e cultural”, disse. O diretor ressaltou ainda que o projeto buscou expor o tema carnaval de forma interdisciplinar, criativa, lúdica, com a participação de todos promovendo um novo olhar sobre o carnaval. “É fato que o carnaval contribui para a consolidação da cultura brasileira. Considerando sua importância como símbolo da identidade cultural nacional, este projeto visou ainda desenvolver metodologias de atividade interdisciplinar do carnaval, favorecendo novas oportunidades de conhecimentos aos envolvidos no processo educativo de maneira criativa e inovadora”, encerrou.