Skip to content

Campanha Outubro Rosa atenta para a prevenção de câncer de mama

Nesta última semana a equipe da atenção básica realizou uma palestra de conscientização à importante campanha do “Outubro Rosa”. A enfermeira atuante no ESF I Centro, Adriela Parreira, abordou dentre vários pontos, a importância das consultas periódicas ao profissional da saúde e formas preventivas do Câncer de mama.

É importante salientar que este tipo de câncer é o mais incidente em mulheres no mundo, com cerca de 2,3 milhões de novos casos estimados só em 2020, o que representa 24,5% dos casos de câncer em mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Durante a palestra, a enfermeira ensinou métodos para a realização do autoexame aos ouvintes e ressaltou a extrema importância deste na identificação e percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreção pelos mamilos, mudança de cor na pele, dentre outros. As palestras terão continuidade em outras empresas do Município e fazem parte de uma série voltada à conscientização sobre o tema.