“Atendimento, Equidade e Acessibilidade no SUS”: Município realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

A Administração Municipal de São Simão, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde do dia 19 de maio, a 4ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento foi realizado no Salão Paroquial e teve como tema central “Atendimento, Equidade e Acessibilidade no SUS”.

Na ocasião, o prefeito Ibinho se manifestou ressaltando a importância da realização das conferências de saúde, visto que, os debates são direcionados às políticas de saúde do município, aberto a todos os segmentos interessados em discutir e traçar novos rumos para a área em São Simão e Itaguaçu.

“Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde. Por isso, valorizamos esse espaço e garantimos que as discussões aconteçam de forma ampla e transparente, visando deliberações democráticas sobre as políticas públicas de saúde, assegurando melhor qualidade de vida e o bem estar aos Sãosimãoenses e Itaguaçuenses”, destacou.

Durante o evento, o secretário de Saúde, José Fernandes Faria, destacou a importância da realização da Conferência para melhorar a qualidade da saúde pública de São Simão e Itaguaçu.

“A Conferência é o momento dos munícipes colaborarem com as melhorias da cidade, apresentando suas ideias e juntos conquistarmos, cada vez mais, melhores resultados em nossa saúde”, afirmou o secretário.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos para a construção de uma Política de Saúde eficiente e de qualidade. Prevista na Lei Orgânica do Município, reúne a cada quatro anos representação dos vários segmentos sociais com o objetivo de ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o SUS, visando a construção de uma saúde pública que atenda a todos e todas.

Para melhor metodologia da discussão, a temática foi dividida em três eixos:

Eixo I– Vigilância em Saúde: A importância da análise de situação para o planejamento das ações de Vigilância em Saúde;

Eixo II– Saúde das mulheres: Desafios para Integralidade com Equidade;

Eixo III– Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.

Palestraram sobre os eixos discutidos o Especialista em Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, Daniel Batista Gomes, Emilio Alves  Miranda e o médico da ESF V- Itaguaçu, Dr. Abdias Lima Neto.

A atividade contou com a presença do prefeito Ibinho, vice Dr. Wallisson Freitas, Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, secretários José Fernandes Faria (Saúde), Wilson Pimenta (Administração) e Adriana Rocha Floriano (Desenvolvimento Social), Coordenadora UBS, Jessica Fernanda, Coordenadora da Vigilância e Saúde, Michelle Santos Côrtes de Melo, Coordenador do Centro Odontológico, Dr. Arquimedes José Oliveira, Gerente de Endemias, Klauber Alves Pereira Macedo, Diretora do Hospital Municipal, Léia Cristina de Souza e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde São Simão (CMSSS), Luiz Felipe Teixeira Costa, além de enfermeiros, agentes de saúde, colaboradores de todos os setores da secretaria de Saúde.