A Prefeitura de São Simão, através das secretarias de Educação e Saúde, implantou, desde 2017, no município o PSE (Programa Saúde na Escola), lançado pelo governo federal. O município aderiu ao PSE e além de avaliação clínica e psicossocial, avaliação nutricional e da saúde bucal, são promovidas atividades educativas de alimentação e modos de vida saudável em todas as escolas de São Simão e Itaguaçu. De acordo com a coordenadora do programa, Gilda Meiva Nakamura de Oliveira, os alunos recebem ainda avaliações antropométricas (verificação de peso e altura). “Com as informações é possível a criação de um banco de dados das escolas e um relatório de cada aluno, contendo detalhes relevantes sobre a saúde das crianças”, diz. Para Gilda a ação é muito importante para a qualidade de vida dos alunos, uma vez que muitos não possuem um acompanhamento sobre a importância de uma boa alimentação para uma vida mais saudável. O programa é desenvolvido durante todo o ano e visa inserir os alunos das redes estaduais e municipais de ensino em atividades que buscam a promoção e a prevenção da saúde dentro do ambiente escolar, bem como construir uma cultura de paz nas escolas. “A novidade do programa é o intercâmbio das secretarias envolvendo não somente os educadores, mas equipes de Saúde da Família, assistentes sociais, psicólogos, e nutricionistas”, declara a Coordenadora.   Ações realizadas Ao longo deste ano, várias ações já foram desenvolvidas nas escolas pactuadas, tais como: ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção da segurança alimentar, nutricional e da alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.   O Programa O PSE foi instituído em 2007 e visa à integração e articulação permanente da educação e saúde. O foco é promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.