O Restaurante do 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural superou  as expectativas, servindo mais de 2,5 mil refeições, além da venda de alimentos em barracas e quiosques ao longo do Complexo Turístico do Lago Azul e do movimento no comércio local. Cerca de 100 profissionais, além dos coordenadores, estiveram envolvidos na realização do evento (cozinheiros, auxiliares, garçons, ajudantes de limpeza e pessoal de apoio técnico e estrutural).

As cheff’s Emiliana Azambuja e Beth Alves comandaram as panelas e caçarolas e, apresentaram grandes novidades, como a Tilápia Surpresa Pascal, a Tilápia Crock Bicolor, o Pernil à moda de São Simão e a Costelinha ao Barbacue de goiabada a moda mineira, entre outros pratos, que agradaram até aos paladares mais exigentes e refinados.

O 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural proporcionou aos visitantes a oportunidade de conhecer bons restaurantes da cidade com menus especiais servidos a um valor fixo e acessível. Para as casas participantes como o Hippopotamus Recanto, Pica-pau e Suely, esse foi o momento de conquistar o paladar e a preferência do público para fidelizá-lo, visando seu retorno, e, consequentemente, elevar o faturamento de seus estabelecimentos.

Na preparação dos pratos o peixe, como já é tradição, foi o principal prato de degustação do evento e a Tilápia, o ingrediente mais utilizado na preparação dos pratos.

Foram utilizando cerca de 500 quilos de filé de tilápia, 100 kg de torresmo de tilápia (petisco), 100 kg filé de pitando e surubim, 25 kg de camarão rosa, 380 kg de carne bovina (filé mignon, fraldinha, costela bovina e carne de sol), 350 kg frango, 100 kg de especiarias (bacon e linguiça variadas), 260 kg de carne suína (costelinha suína e pernil suíno), 7 barras de peito de peru e 7 barras de presunto, 80 kg de conservas, 17 kg de castanhas, 25,5 kg de temperos secos e caldos, 107 kg de farináceos, 30 kg de grãos e sementes, 140 kg de macarrão, 48 litros de bebidas, 23 caixas de óleo), 20 caixas de azeite, 30 kg de congelados, 590 maços hortifrutigranjeiros, 100 kg de frutas, 300 kg de verduras diversas, 100 caixas de leite, 115 kg de queijos diversos, 50 kg de manteiga, 25 litros de coalhada e 20 kg de requeijão, entre outros produtos.

Números expressivos que demonstram o grande trabalho para que o festival ocorra. Um trabalho que depende de uma equipe unida com o mesmo objetivo – perpetuar o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural, melhorando-o a cada edição.

O prefeito Ibinho, declarou que a 12ª edição do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural superou todas as expectativas. “Todos da cozinha foram fantásticos e também temos que agradecê-los por terem se envolvido nessa grande festa. O sucesso do Festival é resultado de um trabalho conjunto. Estão todos de parabéns. Que venha o 13º”, desejou.