Prefeitura e Emater/Go realizam curso de fabricação de produtos de higiene e limpeza e forma 20 pessoas
Última atualização em 24 julho 2015 às 19h37
Mais uma vez a Prefeitura de São Simão possibilitou a qualificação e aperfeiçoamento de pessoas interessadas na fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza. A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Emater/Go, sempre tem trazido bons resultados no assunto qualificação.
Na última quinta-feira (23/7) aconteceu mais um encerramento de curso na sede da SEMUDS, onde foram ministradas as aulas pelas instrutoras da Emater, Madalena e Júlia.
Durante o curso, os participantes aprenderam a fazer diversos tipos de sabão em barra e líquido, detergente, amaciante de roupas, alvejante, sabonete liquido, aromatizante, sabonete intimo, desinfetantes e desengordurantes.
Vinte pessoas participaram dos quatro dias de curso e, todas se disseram satisfeitas com o aprendizado, como enfatizou a aluna Lucimar Mendes. “Aprender ou aprimorar os conhecimentos, nunca é demais, o curso traz grandes dicas de como fazer os produtos possibilitando a fabricação para o uso ou até aumentar a renda familiar”.
Além das alunas do curso, o encerramento do curso contou com a presença do prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Jane Dayse Vilarinho e do Supervisor Local da Emater-Go, Lourival Gomes Jardim.
O Supervisor da Emater, explicou que de forma artesanal, os produtos de limpeza apresentam custo-benefício vantajoso.
“Com o conhecimento adquirido nesse curso, essas pessoas poderão fabricar produtos de limpeza mais baratos, de alta qualidade e que apresentam boa rentabilidade na comercialização. E isso nos deixa bastante satisfeitos por poder transmitir esse conhecimento. O apoio da administração municipal sempre tem uma grande importância, do prefeito Dr. Márcio e de todos da secretaria de Desenvolvimento Social”, disse Lourival Gomes Jardim.
Outra vantagem dos produtos de limpeza caseiros é que eles ajudam na manutenção do meio ambiente já que reutilizam embalagens de garrafas plásticas e pet, que seriam jogadas no lixo.
Para o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, o curso serviu para garantir aos munícipes mais uma possibilidade de aumentar o orçamento familiar, uma vez que a produção pode ser comercializada e lucrativa.
“Estamos atentos a todos os cursos em parceria com a Emater que pudermos realizar, porque percebemos a mudança em todos que participam. Os participantes ficam cheios de ideias e projetos, é realmente motivante. Os produtos de limpeza são um grande negócio, pois ninguém vive sem eles. São essenciais para a saúde, higiene, bem-estar e qualidade de vida da população, sendo necessários no dia-a-dia de qualquer casa. É importante destacar que essa parceria entre a prefeitura e a Emater, tem trago benefícios tanto para as pessoas de São Simão quanto para as de Itaguaçu. Temos ai um desafio, junto a Emater, que é a regularização da situação da lavoura comunitária de Itaguaçu. Acreditamos que dentro em breve, essa questão será resolvida, para o bem de toda a comunidade”, afirmou Dr. Márcio.
A secretária Jane Dayse, que também foi aluna no curso, explicou que o processo de fabricação é simples, e no caso de pequenas produções não é preciso investir em equipamentos e instalações sofisticados.
“Conhecendo as técnicas de fabricação e de manipulação das matérias-primas, pode-se fabricar produtos para comercializar, gerando uma renda extra, ou simplesmente para uso próprio, o que geraria uma economia no orçamento familiar, e tudo isso com baixo investimento”, completou.
De acordo com o Supervisor Lourival, ainda estão previstos três novos cursos, para ocorrerem nos próximos 3 meses.
“A Prefeitura Municipal tem buscado, sempre, oportunizar a qualificação e valorização do aprendizado, bem como, o aumento da renda familiar de toda população de São Simão e Itaguaçu”, disse.