Prefeitura da 10% de desconto no pagamento em cota única até dia 30 de abril
Última atualização em 01 abril 2015 às 11h36
Os moradores de São Simão poderão economizar ao pagarem o IPTU 2015 (Imposto Predial e Territorial Urbano), até o dia 30 de abril. O desconto concedido pelo Departamento Municipal de Arrecadação Tributária é de 10% para o pagamento à vista em parcela única.
Já os que optarem pelo pagamento parcelado poderá fazê-lo em até 3 vezes, com vencimentos para os meses de abril (30), maio (29) e junho (30).
De acordo com a Superintendência Municipal de Receita, Fiscalização e Cadastro, o município possui cerca de 9 mil contribuintes cadastrados com imóveis tributáveis na Prefeitura e o imposto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e, em comércios conveniados à CEF, como a casa lotérica, farmácias e Correios.
O órgão fez questão de salientar que o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação própria do Município e que as verbas provenientes desta cobrança são fundamentais para que a Prefeitura continue investindo em obras de infraestrutura importantes para o dia a dia da cidade. Em 2013 foram arrecadados com o imposto mais de R$ 400 mil reais. Este aumento na arrecadação se deve, em muito, ao desenvolvimento da cidade, que vem registrando um crescimento de novos empreendimentos e, consequentemente, novos imóveis sendo cadastrados na Prefeitura.
“A população já está sendo beneficiada com o trabalho de georreferenciamento feito em todo o município, que já atualizou as áreas dos terrenos e construções em toda cidade e Itaguaçu”, informou Juscelena Dias, Chefe da Superintendência Municipal de Receita, Fiscalização e Cadastro.
O valor do IPTU 2015 continua com correção de 6,35%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Para maior comodidade e atender melhor os contribuintes de Itaguaçu, a prefeitura através de sua Superintendência, está com uma equipe de atendimento na sub-prefeitura, todas as quartas-feiras, das 08hs às 16hs.
A Prefeitura recomenda que os proprietários de casas e lotes urbanos paguem em dia para aproveitar o desconto e, para ter em troca, os benefícios nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e outras que também recebem atenção especial com o dinheiro do imposto.
Parcelamento de dívidas
A Prefeitura informa aos contribuintes em atraso com o pagamento do IPTU, que os débitos não serão renegociados, devendo o morador quitar todo o seu débito junto a receita municipal.
O morador que não estiver em dia com o pagamento dos tributos municipais fica impedido de retirar a Certidão Municipal Negativa de Débitos, não poderá transferir imóvel, escriturar, retirar alvarás, dentre outros serviços.
Estão isentos do pagamento do IPTU, aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem apenas um imóvel de sua propriedade; portadores de doenças graves que recebem até dois salários mínimos e donos de apenas um imóvel; igrejas, tempos religiosos, entidades de filantropia e prédios onde funcionam órgãos públicos, entre outros.
Os contribuintes devem retirar o boleto pessoalmente na Superintendência Municipal de Receita, Fiscalização e Cadastro que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, Anexo II, em frente à CTBC, de segunda a sexta, de 8h às 17h.