Marcado por lições de vida, histórias de superação e muita alegria por parte de seus integrantes; o Projeto “Vida Ativa” retomou, na segunda quinzena de fevereiro, sua rotina de atividades com as pessoas da Melhor Idade de São Simão. Com um cronograma preparado com muito carinho pela Coordenadora Sandra Márcia, o Projeto volta a funcionar de segunda a sexta-feira.  “Assim como nos anos anteriores, temos por objetivo oferecer aos nossos participantes momentos agradáveis e diferentes opções de entretenimentos,” contou Sandra. O Projeto Vida Ativa é um espaço aberto ao público da melhor idade, implantado na gestão do Ex-Prefeito Marcinho e mantido com a mesma atenção e carinho pelo Prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos. “Sabemos o quanto o Vida Ativa é importante para os frequentadores, por isso nos dedicamos para que eles possam ter agradáveis momentos de tranquilidade, descontração, divertimento e novos conhecimentos. Muito mais do que proporcionar entretenimento o Vida Ativa busca valorizar, acolher e proporcionar maior qualidade de vida a estas pessoas que já contribuíram tanto com nossa sociedade”, destacou Dr. Márcio, que ao menos uma vez por mês dá plantão médico no local. O Vida Ativa reserva aos cadastrados diferentes atividades que contribuem para a desenvoltura motora, psicológica, social e cultural de seus cadastrados. Durante toda a semana, diferentes atividades como educação física, dança, terapia comunitária, hidroginástica, palestras, oficinas, passeios externos, são oferecidos aos idosos que ainda se alimentam no local, e recebem aulas de alfabetização; o que revela o espírito de superação de alguns que resistem a ação do tempo e a falta de oportunidades em aprender. Nas sextas-feiras acontece o baile da melhor idade, sempre muito animado. Segundo a senhora, Lídia Pedroza, que há alguns anos frequenta o Projeto, mesmo com tantas dificuldades ao longo do tempo, o “Vida Ativa” virou sinônimo de saúde e alegria. “Cheguei aqui desanimada e indisposta, hoje estou cheia de vida, cheia de prosa”, ressaltou ela, enquanto se exercitava na hidroginástica. “Aqui a gente sente mais alegria de viver.” É o que diz dona Ione Bomtempo, moradora do setor Popular, sobre o Projeto Vida Ativa – do qual é frequentadora assídua. Inscrita nas aulas de hidroginástica, contou que começou a frequentar o local por causa de uma amiga e se encantou pela estrutura e as atividades oferecidas. “Vim conhecer e achei uma maravilha. É ótimo. Chamo esse lugar de refúgio”, disse. Lídia e Ione são duas das 936 pessoas da terceira idade que participam da programação diária do Vida Ativa, pensada para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos habitantes do município com idade acima de 60 anos. De acordo com a Coordenadora Sandra Márcia, todo idoso que chega lá é muito bem acolhido e passa por uma triagem. Com os exames solicitados em mãos, ele é inscrito e vai para uma sala, onde uma enfermeira verifica a sua pressão arterial, para que ele possa iniciar as atividades. “A pessoa escolhe a atividade que quer, e não há limite”, detalhou. A prefeitura ainda disponibiliza, diariamente, um ônibus para o deslocamento dos cadastrados até o Projeto. “Nosso objetivo é promover a inclusão social dos idosos na família e na comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas com atividades de integração, qualificação, valorização, educativas e de cidadania”, ressaltou o prefeito Dr. Márcio. O fato de que as pessoas estão vivendo mais já está confirmado pela ciência e o grande desafio dos tempos modernos para área social, é de viver com qualidade e manter-se ativos por toda a vida, estabelecendo contato e integração na sociedade. “É por isso que as atividades desenvolvidas no Projeto Vida Ativa vem estimular os idosos cadastrados nas atividades, a buscar qualidade de vida, através de atividades culturais, de lazer, de recreação, de aprendizado continuo, para que se sintam autônomos, úteis e construtores de sua própria história”, avaliou o Prefeito. Confira abaixo as atividades oferecidas, horários e dias de cada uma: * Curso de Reciclagem (Mosaico, cesta de jornal, decoração com garrafas de vidros e garrafas pet, flores de garrafas pet, potes de papelão, decoração com cd, decoração com revistas, decoração com filtro de café e decoração com casca de ovo) Horário: 7:00h as 11:00h e 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Cursos de crochê, ponto cruz, vagonite e pet colagem. Horário: 7:00h as 11:00h e 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Hidroginástica, ginástica na água e alongamento. (masculina e feminina) Horário: 7:00h as 11:00h e 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Alfabetização. Horário: 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Dança, teatro e canto. Horário: 8:00h as 9:00h terça-feira. * Costureira de montagem de artesanato. Horário: 7:00h as 11:00h e 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Corte de cabelo. Horário: terça-feira e quinta-feira das 7:00h as 11:00h e 13:00h as 17:00h. * Atendimento de enfermagem. Todos os dias * Atendimento médico. 2 vezes por mês (sendo de 15 em 15 dias) * Truco. Horário: 13:00h as 17:00h. Todos os dias * Baile com jantar. 2 vezes por mês (sendo de 15 em 15 dias) Horário: sexta-feira das 19:00h as 23:00h.