Prefeitura, Sindicato Rural e Senar/Go, uma parceria de sucesso

No último dia 7, foi encerrado no Departamento Municipal de Habitação, o treinamento de Navegação com GPS nível básico ministrado para nove munícipes da cidade, proporcionado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/Go) em parceria com a prefeitura de São Simão e Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão.

Oferecido gratuitamente, o treinamento aconteceu na primeira semana de fevereiro, teve carga horária de 16 horas e capacitou os participantes a utilizar o equipamento com seus múltiplos recursos e ainda trabalhar na edição de mapas, hoje a mais popular forma de inferência de posicionamento geográfico.

Prestigiou o evento, o vereador Wemerson de Souza, que na oportunidade representava o legislativo municipal, o secretário da Saúde, Fernando Prado (representando o prefeito Dr. Márcio, em viagem), a Assessora Jurídica, Aureane Patrícia, a Mobilizadora do Sindicato Rural de Paranaiguara e São Simão, Karilcia Lopes, a Assistente Social, Maria Etelvina Fátima de Oliveira e a Produtora de Eventos, Maria de Fátima Mendes (Nenza).

Para a Mobilizadora Karilcia, o treinamento foi amplamente demandado graças às exigências do mercado, que a cada dia busca profissionais capacitados para operar as máquinas, que constantemente passam por transformações tecnológicas.

Ela ainda afirmou que os certificados dos concluintes deverão chegar em 60 dias e entregues no Departamento de Habitação.

“Este foi o primeiro treinamento de 2015. Parabéns a todos os participantes e estejam atentos, pois dentro em breve poderemos ter o aqui, o nível avançado do treinamento”, falou Karilcia.

O vereador Wemerson de Souza parabenizou aos participantes, lembrando que a qualificação profissional é algo fundamental para admissão no mercado de trabalho. “Hoje em dia as empresas só contratam pessoas que estejam capacitadas por cursos, e em São Simão quem se qualificar sairá na frente dos demais”, finalizou.

Fernando Prado parabenizou o prefeito Dr. Márcio por estar preocupado com a comunidade. “Dr. Márcio, o Senar/Go e o Sindicato Rural estão de parabéns por estarem realmente preocupados com o povo São Simãoense, é muito salutar esta atitude”, ressaltou o secretário.

O treinamento consiste no aperfeiçoamento do sistema de GPS, instalação, configuração e operação dos recursos. De acordo com o instrutor do SENAR Goiás, Thiago Alcântara Resende, para se operar uma máquina com GPS, o mais importante é ter conhecimentos em informática. “Sempre alertamos nossos profissionais que o mercado hoje exige noções básicas em informática. É muito difícil trabalhar neste ramo se a pessoa não tiver um bom controle desta área”, afirmou.

O Operador de Máquinas Pesadas, Edivaldo Gomes de Araújo, resolveu fazer o treinamento com o intuito de se qualificar na área, uma vez que também é funcionário de uma empresa sucro-alcooleira e precisa estar em constante aperfeiçoamento. “A minha experiência com GPS era apenas a de ver outros produtores manuseando, por isso resolvi participar, para agregar conhecimento e tirar minhas dúvidas sobre a demarcação de pontos. O treinamento básico foi muito importante para todos nós, mas precisamos que o poder público traga o nível avançado, para que possamos dar sequencia no que já aprendemos”, disse Edivaldo.

River Antônio nunca teve contato com os equipamentos e resolveu participar para que, em um futuro próximo, esteja capacitado para o mercado de trabalho. “Achei o curso ótimo. Consegui obter informações importantes da área. Descobri que o GPS foi inventando pelo exército americano e que existem vários modelos”, avaliou.

Desenvolvido originalmente com objetivos militares, o GPS hoje está ao acesso de todos, principalmente através dos aparelhos celulares. Seu uso mais popular é o dos navegadores de mapas utilizados em veículos para indicar a localização e a rota para um destino selecionado, geográfico e vão muito além de dizer onde você está e como chegar a algum lugar. Para a atividade bombeiro militar o GPS mostra-se extremamente útil para uso em ocorrências de busca de pessoas em matas, incêndios florestais, mapeamento de áreas de risco e apoio para aeronaves dentre outras aplicabilidades.

“Devemos ser uma caixa de ressonância da população ouvindo suas sugestões, necessidades e críticas. A Câmara de Vereadores de São Simão estará sempre ao lado do trabalhador e ajudará em todas as questões que visam capacitar o mesmo. É nosso dever promover e dar condições dignas de trabalho a população”, encerrou o parlamentar Wemerson de Souza.