A Ouvidoria do Município funciona como um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura.
A Ouvidoria foi criada para identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na administração pública.
Registrando pontos positivos e negativos apontados pelos cidadãos, a Ouvidoria representa um posto de escuta, na medida em que possibilita à comunidade expressar seus anseios, sendo uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
A Ouvidoria do Município:
- Recebe, analisa e encaminha pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões e elogios formulados pelo cidadão, relacionados à atuação dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município;
- Presta informações;
- Cientifica às autoridades competentes das questões que lhe forem apresentadas ou que chegarem a seu conhecimento, requisitando informações e documentos;
- Acompanha as providências adotadas;
- Cobra soluções e informa ao cidadão sobre os encaminhamentos referentes à sua demanda;
- Garante ao cidadão resposta ao seu pleito e, se solicitado, sigilo de seus dados pessoais;
- Sugere medidas de aprimoramento das atividades técnicas e administrativas;
- Identifica e interpreta o grau de satisfação dos cidadãos, mediante indicadores permanentes de avaliação;
- Sugere a adoção de medidas necessárias à prevenção e detecção de irregularidades na Administração Pública.
Como entrar em contato com a Ouvidoria:
- Pelo site da Ouvidoria: http://ouvidoria.saosimao.go.gov.br
- Por telefone: Central de Atendimento – Telefone 156;
- Pela internet, no portal da Prefeitura Municipal, no item “Fale Conosco” ou “Transparência Municipal”;
- Correio eletrônico: ouvidoria@saosimao.go.gov.br;
- Por carta: Praça Cívica, número 1 – Ouvidoria Municipal – Anexo – Prefeitura Municipal de São Simão – Goiás – CEP 75890-000.
- Presencialmente: na Central de Atendimento da Ouvidoria Municipal, no Anexo da Prefeitura Municipal, Praça Cívica, número 1 – Centro.
Todos os meios de atendimento são monitorados e permite o encaminhamento das demandas para interlocutores de todos os órgãos/entidades da Administração Municipal Direta e Indireta, além de controlar os prazos legais para resposta e a disponibilização da mesma ao requerente.