Funcionários da limpeza e lavanderia do Hospital Municipal, cozinheiras e merendeiras das escolas e creches participaram de um curso de capacitação sobre higienização, no plenário Aldo do Santos Pimenta, da Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira 15/03. Ofertado através da secretaria municipal de Saúde, a capacitação dos profissionais desses setores qualifica o serviço realizado e as condições de trabalho. Conforme destaca a Diretora do Hospital, Léia Cristina, a qualificação desses servidores é fundamental para o atendimento de qualidade e segurança de pacientes e funcionários. Segundo a Diretora, inicialmente, a capacitação seria direcionada aos funcionários da Saúde, mas acabou sendo estendido aos demais departamentos e aos servidores da Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro. “A utilização de boas práticas durante a execução dos processos de limpeza, além de eliminar a sujidade visível e reduzir a carga contaminante das superfícies, evita a disseminação de microrganismos através da adoção de medidas de controle, preserva a saúde ocupacional e o meio ambiente. Aperfeiçoamos o que sabíamos e tivemos a oportunidade de conhecer coisas novas. Não importa a idade, podemos aprender sempre mais”, comemora. Léia destacou também que o curso foi ministrado pela empresa vencedora da licitação para fornecimento dos produtos de limpeza para a Saúde. “Foi uma das cláusulas que propusemos ao vencedor do certame. O curso é necessário para que nossos servidores manuseiem com segurança determinados produtos”, afirmou. Para José Fernandes Faria, Secretário Municipal de Saúde, a capacitação é mais uma ferramenta de melhoria dos serviços prestados, o que permite uma prática cada vez mais especializada das ações de limpeza. “O curso permitiu uma atualização das práticas e ainda mais proteção e segurança para o paciente e para o funcionário. O conhecimento nunca se perde. Vocês estão de parabéns porque participaram dos cursos e se mostraram empenhados em sempre aprender mais. O conhecimento faz toda a diferença na nossa sociedade e estamos sempre à disposição para receber as sugestões de cursos que os servidores queiram fazer”, falou.