demetran

Platão disse: “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo”, e séculos depois, Mahatma Gandhi falou: “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”.

A maior educação que podemos oferecer às pessoas de nosso convívio é o nosso exemplo através de nossas atitudes no dia a dia. As pessoas aprendem pelo exemplo, não necessariamente pelo que lhes é ensinado.

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e o tema escolhido é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: “Seja você a mudança”.

Em São Simão, a campanha será desenvolvida entre os dias 14 a 20, pelo Departamento Municipal de Trânsito – DEMETRAN, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, SAMU e DETRAN-Go.

De acordo com o Agente de Trânsito, Danilo Gonçalves, a ação tem por objetivo conscientizar pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas sobre a importância do respeito à sinalização e fiscalização do trânsito municipal.

Criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de levar para a sociedade brasileira uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito.

“Seu principal objetivo é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, assim, estamos sempre conscientizando toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito”, disse Danilo.

Para o prefeito Drº. Márcio Barbosa Vasconcelos, “cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito para que possamos cada vez mais preservar vidas”.

Durante sete dias, ações educativas serão promovidas pelo DEMETRAN, para chamar a atenção da população sobre a influência das escolhas de cada um no trânsito.

“Trabalhamos a educação durante o ano todo, mas neste período da Semana Nacional do Trânsito as ações intensificam por um trânsito mais respeitoso, menos violento e mais gentil”, afirmou o Agente Danilo.

A programação contará com palestras, blitze educativas e panfletagem e passeio ciclístico com alunos.

Acompanhe abaixo, um resumo da programação:

14/09 – Palestra sobre “Álcool + Direção” combinação letal.

Público alvo: Alunos do Ensino Médio.

Horário: 09h 00min.

Local: Auditório do Fórum.

14/09 – Palestra sobre a importância da fiscalização do trânsito municipal.

Público alvo: Comunidade em geral e gestores públicos.

Local: Auditório do Fórum

15/09 – Palestra sobre “As novas legislações sobre transporte escolar”.

Público alvo: Motoristas de São Simão e região

Horário: 09h 00min.

Local: Auditório da Câmara Mun. de São Simão

15/09 – Mini-Curso sobre a segurança do transporte de passageiros.

Público alvo: Taxistas, moto-taxistas e prestados de serviços de transporte de São Simão e região.

Horário: 14h 00min.

Local: Auditório da Câmara Mun. de São Simão

16/09 – Evento surpresa

Local: Cruzamento Posto São Paulo

Horário: 16:30 hs.

20/09 – Passeio Ciclístico ao longo da CICLOVIA de São Simão.

Público alvo: Alunos do Ens. Fundamental – 5º Ano

Horário de saída: 08h 00min.

Local: Praia Artificial do Lago Azul

Obs: Os participantes concorrerão ao sorteio de prêmios. E a presença dos diretores do DETRAN-GO, que instruirá os interessados a levar o projeto das ciclovias para outros municípios.