Saúde promove palestras sobre sarampo para profissionais da área

A prefeitura de São Simão, por meio de sua Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 30 de agosto, um ciclo de palestras sobre aspectos clínicos e epidemiológicos do sarampo, para todos os colaboradores da atenção básica.

O encontro, que teve como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre a sobre a doença, seu meio de transmissão, tratamento e prevenção foi realizado no Auditório Aldo dos Santos Pimenta, da Casa Legislativa Aniceto Ferreira de Castro. A palestra, ministrada pela Coordenadora das UBSs, enfermeira Jéssica Fernanda, foi aberta aos profissionais médicos, enfermeiros, agentes de saúde, odontólogos, higienizadores e recepção, que tinham interesse em ampliarem seus conhecimentos sobre a questão.

Na oportunidade, a palestrante explicou que o sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas que pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.

Jéssica também detalhou os principais sintomas do sarampo, que são: tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

Ainda, durante o evento, foi realizada uma busca ativa dos cartões de vacina dos colaboradores da saúde e 76 pessoas receberam a imunização, visando a proteção dos mesmos, contra o sarampo.