A exemplo do que já ocorre em outras cidades, São Simão oficializou a campanha Janeiro Branco no seu calendário municipal. A nova lei entrará em vigor, a partir do momento que for sancionada pelo prefeito Ibinho. A partir de agora, a saúde municipal vai dedicar o mês a campanhas e ações educativas voltadas para a promoção e difusão da saúde mental. A nova lei partiu do Projeto de Lei N°.10/2020, da vereadora Ana Maria Lemes, que foi aprovado por unanimidade, com o objetivo de destacar a importância da saúde mental como estado de equilíbrio pessoal, sua importância para a vida em sociedade, e a necessidade de se buscar esclarecimento e orientação sobre o assunto. Para isso, prevê uma série de ações de conscientização no mês de janeiro, incluindo palestras gratuitas sobre o tema em espaços privados ou públicos do município. “Durante todo o mês, serão promovidas ações educativas tais como palestras, seminários e cursos, em parceria com entidades públicas e civis do município. A campanha terá como símbolo um laço branco, devendo o poder público promover e participar de sua ampla divulgação nas sedes administrativas e nos logradouros da cidade”, justificou Ana Maria. A campanha Janeiro Branco pretende criar oportunidades para falar abertamente sobre medos, frustrações, desejos, sentimentos, angústias, sonhos e planos. A terapia pode ajudar as pessoas a se sentirem melhores e a aprenderem a lidar com os problemas.