São Simão sedia fase microrregional dos Jogos Abertos de Goiás

Entre os dias 15 e 17 de setembro, a cidade de São Simão sediou a fase microrregional dos 39º Jogos Abertos de Goiás, competição organizada pela Agência Goiana de Esportes e Lazer em parceria com a Prefeitura Municipal.

Cerca de 280 atletas das cidades de Aparecida do Rio doce, Caçu, Jataí, Mineiros, Paranaiguara, Rio Verde, Santo Antônio da Barra e São Simão participam das competições.

Os Jogos envolveram atletas de várias idades, que competiram em 3 modalidades: futsal, handebol, e voleibol, nas categorias masculino e feminino.

A cerimônia de abertura ocorreu na sexta-feira (15/9) no Ginásio Municipal Antônio Moraes de Britto. Entre as autoridades, o prefeito Ibinho, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Floriano, o vice-prefeito Walisson Freitas, o Presidente da Câmara Municipal, Adriano Pimenta, os vereadores Jane Vilarinho, Kebinha e Camilo, o Coordenador Geral da Superintendência Executiva de Esportes e Lazer, Pedro Goulart, o Coordenador Técnico da Superintendência Executiva de Esportes e lazer do estado de Goiás, Paulo Duarte de Castro, o secretário de Educação, Divino Nogueira, o Superintendente de Esportes, Alberto Silva Araújo e diversos colaboradores.

Durante a solenidade houve desfile das cidades participantes dos Jogos e apresentação de dança com o Grupo de Dança contemporânea Corpo e Ritmo, coreografados pelo professor Wemerson Brito, do Centro Cultural Iara de Almeida.

“Participei na noite de hoje da abertura oficial dos Jogos Abertos de Goiás, onde São Simão é sede em nossa microrregião. Começamos muito bem na disputa, já no jogo de estreia o nosso time de futsal feminino saiu com a vitória, em um jogo contra o time de Paranaiguara. Essa vitória representa pra nós, motivo de muita alegria e orgulho”, disse Ibinho.

“O município dá uma bela contribuição: abrir as portas para incentivar o esporte entre jovens. É prioridade absoluta do governador Marconi Perillo e da Agel fomentar os bons exemplos por meio de atividades esportivas, evitando assim a perda de vidas para a criminalidade”, afirmou o Coordenador Geral da Agel, Pedro Goulart.

Depois de três dias de competição, São Simão conseguiu a classificação para a fase regional, que acontecerá no mês de novembro em Jataí, das equipes de futsal feminino e masculino, vôlei masculino e feminino e handebol feminino.

Ao final das disputas, o Superintendente Alberto agradeceu a população pela torcida e incentivo aos atletas da cidade. A presença da torcida foi fundamental para o êxito dos resultados. Foi emocionante ouvir os gritos de incentivo e de amor às equipes de nossa cidade.

“Quero deixar nosso imenso abraço de agradecimento a todos envolvidos na parte organizacional e repassar os elogios que tivemos pelo zelo com a estrutura durante todo o evento. Foi demais! Grande abraço e o muito obrigado aos atletas que deram o sangue por nossa cidade! Agradecimentos à nossa Secretaria de Educação e Superintendência de Esportes. Agradecer a todas as Secretarias e funcionários que contribuíram antes e durante o evento. Ao Prefeito Wilber Floriano Ferreira Ibinho e ao nosso Secretário Divino Nogueira. Parabéns e obrigado a todos” disse.

Os Jogos Abertos acontecem desde o ano de 2002 e foi criado através de uma lei instituída pelo governador Marconi Perillo. Todos os anos o evento acontece e este é considerado o maior evento esportivo do estado. Há uma verba destinada aos Jogos, já que este é lei e uma obrigação da AGEL o realizar todos os anos.

 

OS JOGOS

De livre participação, ou seja, aberta para todas as faixas etárias, a competição será disputada em 12 modalidades esportivas dividias em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez). Os jogos são realizados pela Agência Goiana de Esporte e Lazer e serão realizados em três fases: a microrregional, que é fase classificatória; a regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões, e a estadual.