Com um largo sorriso e cheia de planos para viajar. Foi assim que a aposentada, Aurora Oliveira Machado, recebeu das mãos do prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos e da Supervisora dos Programas Sociais do Estado de Goiás em São Simão, Maria Cecília Barbosa Vasconcelos, a sua Carteira do Idoso, também chamada de ‘Carteira do Passe Livre Interestadual. “Agora vou aproveitar e viajar bastante. Conhecer lugares que tenho vontade e ainda não fui por falta de recursos”, comemorou dona Aurora. Quem também recebeu o benefício foi a senhora Usma Osório de Jesus. A aposentada de 86 anos, também faz planos para viajar e disse que pretende visitar os parentes com maior frequência, agora que pode “passear de graça”. A entrega das carteiras aconteceu na manhã desta sexta-feira (29 de janeiro), na Superintendência de Habitação e contou com a participação do vice-prefeito Adelsso Nogueira e dos vereadores Antônio Camilo, Dr. Oscar Luiz e Wemerson de Souza. Para o prefeito Dr. Márcio realizar a entrega de mais passes interestaduais e intermunicipais, também chamados de Cartão do Idoso e Carteira de Passe Livre Estadual, respectivamente, é motivo de comemoração. “É muito bom poder promover mais essa entrega para nossa melhor idade e dar a cada um a possibilidade de viajar, de conhecer lugares novos. Estou muito feliz. Esses passes são passaportes para a cidadania, que garante ao idoso a possibilidade de viajar, de visitar seus parentes distantes, mesmo quando sua condição socioeconômica não é favorável”, comentou. Além das duas Carteiras do Idoso, o prefeito entregou também uma carteira do Passe Passe Livre Intermunicipal, que garante ao idoso o direito de viajar para cidades dentro do próprio estado onde reside. Sobre o passe interestadual: O passe interestadual é um direito para idosos com mais de 60 anos e garantido através do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). Para ter direito ao benefício é preciso ter renda individual mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e não ter comprovação de renda. Com o passe, os usuários podem viajar (no transporte rodoviário, ferroviário ou aquaviário) para todos os estados do país gratuitamente, mediante agendamento prévio. As empresas são obrigadas a reservar, em cada viagem, dois assentos para atender às pessoas portadoras da Carteira do Idoso. Caso essas vagas já estejam ocupadas, o beneficiário garante desconto de 50% na passagem ou pode reservar outra data ou horário disponível. Para obter o Cartão do Idoso é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do Governo Federal e apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e foto 3×4. O passe é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e a prefeitura fica responsável por fazer as solicitações e entrega aos beneficiários. Os interessados podem se inscrever na sala de Supervisão dos Programas Sociais de Goiás, que funciona no prédio da Superintendência Municipal de Habitação. O passe interestadual não vale para o transporte urbano ou intermunicipal dentro do mesmo estado, nem para viagens em ônibus executivo e leito.