SAMU recebe nova ambulância e Saúde ganha geladeiras inteligentes para armazenamento de vacinas

· Updated

A prefeitura municipal de São Simão foi contemplada através do Ministério da Saúde e promoveu a entrega de uma ambulância 0 km para atendimento do SAMU, como parte da renovação da frota em todo país.

Com a entrega da nova ambulância, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.

Diversas autoridades estiveram presentes no momento da entrega, na manhã desta sexta-feira, 23, em frente a Secretaria de saúde, veículo este que irá atender na base do SAMU, Eulampio Jacob.

Ladeado do vice-prefeito, Dr, Wallisson e do secretário de Saúde, José Fernandes Faria, o prefeito Ibinho entregou as chaves da ambulância ao Coordenador do Samu, João Horácio, e à vereadora Ana Maria, que também é socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A nova ambulância substitui a anterior que, ainda em bom estado de conservação, será transferida para o Hospital Municipal, para a rotina de atendimento à população.

Além do veículo, a Saúde Municipal recebeu duas geladeiras próprias para armazenamento de vacinas. Com um investimento de cerca de R$45 mil, as geladeiras que detêm propriedades de inteligência artificial, vão melhorar na rapidez e na abrangência de uma possível vacinação em massa, em casos de surtos de doenças. O equipamento mantém a temperatura entre 2 a 8 graus, possui sistema de no break com autonomia de 12 a 24 horas e os relatórios são emitidos por computador, e todo sistema é ligado a telefones fixos e celulares.

Em seu pronunciamento o chefe do executivo, destacou a necessidade destes recursos para dar mais suporte à saúde. “Com a compra das duas geladeiras iremos melhorar a qualidade do armazenamento das vacinas. Agradeço toda a equipe que está trabalhando para aprimorar o atendimento à população. Quanto a ambulância para o Samu, trata-se de um veículo novo, bem equipado e que vai dar segurança e agilidade no atendimento aos pacientes, mas também é válido lembrar, dará melhores condições de trabalho a esta equipe de servidores que se dedicam muito para socorrer quem chama com urgência e qualidade”, comentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Lazinho Lacerda, destacou o esforço da administração em melhorar cada vez mais a saúde municipal e ressaltou a importância dos novos equipamentos.

“Exercendo a presidência da Câmara vejo o quanto é complexo administrar, ainda mais quando é uma cidade com tantos problemas para serem resolvidos e é por isso que parabenizo o prefeito Ibinho por estar exercendo seu papel com tanto afinco e responsabilidade”, concluiu.

Prestigiaram a solenidade os vereadores Camilo e Kebinha; os secretários Wilson Pimenta (Administração), Divino Nogueira (Educação e Cultura) e Danilla Soares (Turismo e Meio Ambiente); a Diretora do Hospital Municipal, Edna Biaso, Keslem Soares Ramos, presidente do Conselho Municipal Saúde de São Simão (CMSSS), servidores municipais e samuzeiros.

Samu 192

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. O SAMU deve ser acionado nos seguintes casos: acidentes e traumas com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); afogamentos e engasgo; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; urgências psiquiátricas; vítima inconsciente; em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; na ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas; na transferência interhospitalar de doentes graves; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Os atendimentos podem ocorrer em residências, vias públicas, rodovias e estradas vicinais, estabelecimentos comerciais e escolas. A equipe do SAMU São Simão é composta por doze socorristas, um coordenador e três socorristas reservas. Com a chegada do novo veículo, a unidade passa a contar com duas ambulâncias para servir o município e cidades vizinhas.