Reunião Pública discutiu com a população lançamento e implantação dos novos calendários de coleta seletiva e de entulhos do município

· Updated

Aconteceu nesta quarta-feira, 27, durante todo o dia e à noite, no Plenário Aldo dos Santos Pimenta, uma Reunião Pública de lançamento e implantação do novo calendário de coleta seletiva e de entulhos municipal.

Durante a reunião, o Engenheiro Ambiental, Pahblo Jhonnata, e a Gestora Ambiental, Jaine Botelho Barbosa, destacaram que o objetivo da prefeitura, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, ao orientar os moradores de São Simão e Itaguaçu, é realizar a organização dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo, visando promover o embelezamento e a limpeza de toda a cidade, além de conscientizar a população sobre a importância de separar e dar um destino final ambientalmente correto para o entulho de construção e, para o lixo seco e molhado.

Segundo o Engenheiro Pahblo, são produzidas diariamente, no município, entre 15 e 18 toneladas de lixo doméstico e outras 5 toneladas de resíduos de entulhos. Material este coletado todos os dias por máquinas, caçambas e agentes de limpeza da prefeitura.

Entre esse materiais estão garrafas pet, móveis, eletrodomésticos e latas, além de restos de materiais de construção de obras particulares que são jogados em ruas e terrenos baldios.

Os novos calendários já estão valendo desde este mês de março, informou a Superintendência Municipal de Meio Ambiente.

A campanha de Educação Ambiental começou em janeiro passado e teve duas frentes de atuação: nas redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagran), no site institucional da prefeitura, em peças veiculadas em rádios e ainda “porta a porta”, com  as secretarias municipais de Educação e Saúde trabalhando em campanhas de conscientização e na divulgação do calendário de coleta.

Danilla Soares, secretária do Turismo e Meio Ambiente, explicou que além de realizar a coleta, a Prefeitura intensificará a fiscalização em todos os bairros da cidade para evitar que entulhos sejam despejados fora dos locais determinados ou fora do dia em que o serviço é realizado. “Para manter a cidade limpa, converse com seus vizinhos e familiares, a fim de que todos respeitem os calendários de coleta. Nossa equipe é pequena e precisamos da ajuda de toda a população de São Simão e Itaguaçu para manter nossas ruas e avenidas mais limpas. Os moradores que não colaborarem e descumprirem a Lei serão notificados e poderão ser multados”, reforça.

A Gestora Jaine lembrou que em contribuição ao trabalho dos coletores, a prefeitura pede para o munícipe ensacar o lixo, depositando-o em local protegido, em frente a sua residência, próximo ao horário de recolhimento dos caminhões. É importante respeitar o calendário da coleta e nunca colocar o lixo para fora de casa com muita antecedência.

A reunião, que foi conduzida pelos servidores Pahblo Jhonnata e Arthur José (Engenheiros Ambientais), Fernanda Luzia (Bióloga) e Jaine Botelho Barbosa (Gestora ambietal), contou com a presença da Secretária do Turismo e Meio Ambiente, Danilla Soares, do secretário de Administração, Wilson Pimenta, do presidente da Câmara de Vereadores, Lázaro Lacerda e do vereador Leopoldo Pereira.

Abaixo, confira a programa da coleta nos bairros;

– Calendário de Coleta de Entulhos (construção civil, galhadas e limpeza de quintal)

*Segunda-feira: Centro e Nova Era

*Terça-feira: Aeroporto, Cemig e DIMPESS

* Quarta-feira: Popular e Sol Nascente

* Quinta-feira: Mutirão, Colombo, Comercial Sul e Jardim Liberdade I e II

* Sexta-feira: Vila Bela I e II, Andrade e Cidade Jardim.

– Calendário da Coleta Seletiva (recicláveis secos e molhados)

*Segunda-feira: Centro, Avenida Goiás até Avenida Bahia, Sol Nascente, Comercial Sul e Colombo

*Terça-feira: Vila Bela I e II, Centro (Avenida Brasil abaixo), Aeroporto e Andrade

* Quarta-feira: Centro, Popular e Mutirão