Estiveram reunidos na tarde de ontem (21), na cidade de Quirinópolis, representantes da administração de vários municípios do extremo sudoeste goiano, tais como: São Simão, Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu, Itarumã, Itajá, Lagoa Santa, Aporé, Gouvelândia, Castelândia e Maurilândia.

A discussão teve como pauta as várias tratativas na área da saúde; dentre estas: a criação de um núcleo de saúde regional em Quirinópolis.

Os representantes foram convidados a tomarem a iniciativa para uma pactuação neste setor, contando com uma estrutura que a cidade de Quirinópolis possui pronta desde 2018 voltada para diversas áreas clínicas (aproximadamente 21 tipos de especializações médicas) que atenderão todos os municípios citados. Ficou ainda acordado para inicialmente, a abertura de 11 leitos de UTI também em Quirinópolis, o que implica de modo muito positivo o atendimento hospitalar para São Simão e Itaguaçu, haja visto que é do conhecimento de todos a grande demanda na necessidade dos leitos.

As tratativas não alteram a pactuação já existente com o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena e na cidade de Goiânia, a medida apenas agrega a estes. Ainda acordou-se a união dos municípios para juntos buscarem apoio dos Governos Estadual e Federal para criação e abertura do sistema de hemodiálise também em Quirinópolis, encurtando a distância para apenas 160km (ida e volta), a locomoção dos pacientes do município que hoje fazem esse tratamento nas cidades de Rio Verde e Ituiutaba.

Com essa atitude, teremos maior comodidade para todos os pacientes de nosso município. Acreditando na grande melhoria da saúde, a administração firmou o compromisso para a realização desse projeto. Representando o município esteve o prefeito Assis Peixoto e a Secretária de Saúde, Laize.