Reunião discute criação de um núcleo de saúde regional em Quirinópolis

Estiveram reunidos na tarde de ontem (21), na cidade de Quirinópolis, representantes da administração de vários municípios do extremo sudoeste goiano, tais como: São Simão, Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu, Itarumã, Itajá, Lagoa Santa, Aporé, Gouvelândia, Castelândia e Maurilândia.

A discussão teve como pauta as várias tratativas na área da saúde; dentre estas: a criação de um núcleo de saúde regional em Quirinópolis.

Os representantes foram convidados a tomarem a iniciativa para uma pactuação neste setor, contando com uma estrutura que a cidade de Quirinópolis possui pronta desde 2018 voltada para diversas áreas clínicas (aproximadamente 21 tipos de especializações médicas) que atenderão todos os municípios citados. Ficou ainda acordado para inicialmente, a abertura de 11 leitos de UTI também em Quirinópolis, o que implica de modo muito positivo o atendimento hospitalar para São Simão e Itaguaçu, haja visto que é do conhecimento de todos a grande demanda na necessidade dos leitos.

As tratativas não alteram a pactuação já existente com o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena e na cidade de Goiânia, a medida apenas agrega a estes. Ainda acordou-se a união dos municípios para juntos buscarem apoio dos Governos Estadual e Federal para criação e abertura do sistema de hemodiálise também em Quirinópolis, encurtando a distância para apenas 160km (ida e volta), a locomoção dos pacientes do município que hoje fazem esse tratamento nas cidades de Rio Verde e Ituiutaba.

Com essa atitude, teremos maior comodidade para todos os pacientes de nosso município. Acreditando na grande melhoria da saúde, a administração firmou o compromisso para a realização desse projeto. Representando o município esteve o prefeito Assis Peixoto e a Secretária de Saúde, Laize.