No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Simão, a secretaria de Desenvolvimento Social, o projeto MelhorIdade e a Câmara de Vereadores homenagearam mulheres batalhadoras da cidade e de Itaguaçu.

A homenagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), na sede do projeto MelhorIdade onde as mulheres foram recepcionadas com um farto café da manhã e com o sorteio de aromatizadores de ambiente, uma pequena e simbólica cortesia num dia tão especial.

Em clima de muita alegria, a festividade, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e projeto MelhorIdade contou também com uma apresentação de dança do grupo de mulheres da terceira idade, coreografadas pelo professor Betinho.

Participou da festa, o prefeito Ibinho, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Rocha Floriano, a Superintendente do MelhorIdade, Lúcia Cardoso, a Coordenadora do MelhorIdade de Itaguaçu,  Letícia de Souza, os vereadores Ana Maria, Antônio Camilo, Adriano Pimenta e Leopoldo.

O Prefeito Ibinho abriu o evento parabenizando às funcionárias da secretaria de Desenvolvimento Social e do MelhorIdade, que se empenharam ao máximo para realizar o evento. O Chefe do Executivo recordou a origem da data e destacou que, as mulheres exercem papeis fundamentais no seio da sociedade, tudo isso, fruto de esforço, empenho e dedicação. Sempre receptivo, o gestor municipal desejou a todas as mulheres de São Simão e Itaguaçu um feliz, Dia Internacional da Mulher.

“Quero dizer o quanto admiro o trabalho que as mulheres realizam em todas as áreas, pois com critério e organização, elas superam os homens em muitos aspectos, e merecem ser tratadas com todo o amor e respeito que Deus as conferiu. Feliz dia para todas as mulheres de São Simão e Itaguaçu”, falou.

Para a secretária Adriana, a homenagem foi um ato de reconhecimento a todas as mulheres pelo que representam para a sociedade, em especial às mulheres de São Simão e Itaguaçu, considerando que são diretamente responsáveis pelo progresso e desenvolvimento do Município. “Essa singela homenagem é uma maneira de parabenizarmos todas as mulheres e lembrarmos o quanto o seu papel é fundamental para a área familiar, profissional, enfim, para a sociedade como um todo. Quero abraçar e parabenizar a cada uma no dia de hoje e dizer para vocês que nós mulheres somos muito importante para o desenvolvimento e o progresso de nosso Município”, destacou.

A vereadora Ana Maria, fazendo uso da palavra, trouxe o abraço do Legislativo Municipal. “Vocês são o reflexo de nossa sociedade, pois as mulheres criam, educam e formam a nossa comunidade. O meu abraço para as mulheres guerreiras de Itaguaçu e São Simão, pois as admiro como cidadãs que batalham todos os dias para cuidar de todos, muitas vezes esquecendo até de si mesmas”, disse.

Encerrando as falas, a Superintendente Lúcia Cardoso agradeceu a presença de todos e prestou sua homenagem as mulheres pelo seu dia. “È gratificante proporcionar esse momento para vocês mulheres, mostrar sua importância na participação do dia a dia, na construção da sociedade e no crescimento de nosso município. Um feliz Dia a todas nós mulheres”, comemorou.

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU- Organização das Nações Unidas.