Disposição foi o que não faltou no forró de reabertura das atividades do Centro de Convivência da terceira idade, realizado pela prefeitura sexta-feira (29/01), na sede do Projeto Vida Ativa. O evento começou por volta das 21h e ultrapassou a meia noite. A animação ficou por conta de Diene & Banda Forró Sacode, que cantaram os forrós mais animados e pedidos pelos idosos. Quem esteve na festa e não arredou o pé foi o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, que conversou com os presentes e dançou bastante. “Parabéns a todos vocês por mostrarem toda essa disposição e por comparecerem ao evento, que foi dedicado a todos da melhor idade”, falou. Além do prefeito, também compareceram no forró e prestigiou a festa, o vice-prefeito Adelsso Nogueira, a Supervisora dos Programas Sociais de Goiás em São Simão, Maria Cecília Barbosa Vasconcelos, os vereadores Antônio Camilo, Dr. Oscar Luiz, Wesley Batista, a Superintendente da Mulher e Coordenadora do Projeto Vida Ativa, Sandra Márcia Batista Luz Jorge e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Transportes, José Márcio de Vasconcelos Castro. Durante a solenidade de abertura Dr. Márcio falou sobre a importância do programa, “hoje, nós estamos apenas realizando a solenidade de reabertura deste grandioso projeto que contempla as pessoas da Terceira Idade de todo o nosso município e que foi concebido na gestão do meu pai, o ex-prefeito Marcinho, e gerido pela minha mãe, a ex-primeira-dama Cecília”, disse o prefeito, detalhando ainda, “nosso objetivo é ampliar ainda mais o número de participantes, lembrando que, aqui, nós não temos nem falamos em cores partidárias, este projeto é para todos da melhor idade”. Entre as novidades anunciadas pelo prefeito, na reabertura do Projeto, está o retorno das atividades em período integral (manhã e a tarde), das 7hs às 11hs e das 13hs às 17hs, de segunda a quinta. Os animados bailes com o jantar continuaram sendo realizados a cada 15 dias. Para aqueles que fazem uso da piscina, Dr. Márcio afirmou que todos receberão sungas e maiôs novos, que já estão sendo confeccionados e devem ficar prontos até o fim deste mês. Um banheiro novo será construído na área da piscina para melhor atender os usuários, permitindo-lhes maior conforto e comodidade no momento da troca de roupas, quando no uso das atividades da hidroginástica. O tão sonhado aquecedor para a piscina, também foi anunciando pelo prefeito e bastante comemorado pelos idosos. “Quero ver todos vocês, dentro dessa piscina, se exercitando e fazendo uso dela. Com a água aquecida não terá desculpas. Gostaria de dizer ainda que, voltarei a atender aqui no Projeto, inclusive realizando exames neurológicos nos cadastrados, uma de minhas especialidades”, disse Dr. Márcio. Sabe aqueles animados encontros de caravanas, com a participação de diversas cidades? Pois bem, eles estão de volta! Uma vez por mês, dois ônibus levaram os cadastrados para os encontros, promovendo a integração e o lazer entre eles. E a primeira viagem já está agendada para Lagoa Santa, devendo acontecer no final deste mês ou na primeira quinzena de março. A Superintendente Sandra Márcia descreveu, “é motivo de prazer reiniciar este projeto que é tão significativo para todos nós, e que, tenho a honra de conduzi-lo, agora com o auxílio e a experiência da nossa ex-primeira-dama Cecília”. Maria Cecília, Supervisora dos Programas Sociais do Estado no município, ressaltou a importância do reinício das atividades do Vida Ativa e destacou que foi “intimada” pelo prefeito Dr. Márcio, a dar sua contribuição para que “o que é bom e já está funcionando, seja ainda melhor e frutífero”. Já o vereador Antônio Camilo parabenizou o prefeito pelas ações desenvolvidas em prol de toda São Simão, nesses 3 anos de governo. O Parlamentar ainda destacou que, “mesmo estando todo o país passando por uma grave crise, São Simão não deixa de crescer. Vide os investimentos feitos na área da saúde e as ações sociais e assistenciais”. Sobre o evento, Camilo destacou a importância dessa integração, já que esse tipo de atividade, além de prazerosa, funciona como uma terapia. “Eventos dessa natureza estimulam o convivo em grupo, diverte, motiva e ajuda o ego destas pessoas que na maioria das vezes vivem sozinhas”, pontuou. O Projeto Vida Ativa atende mais de 1.000 pessoas da cidade e de Itaguaçu, com idades acima de 60 anos. Os cadastrados no programa têm atividades sociais, recreativas, acompanhamento médico, atividades físicas, aulas de alfabetização e trabalhos manuais. De segunda a quinta, os idosos participam de aulas de hidroginástica, alongamento, dança, pintura em tecido, reciclagem, mosaico, bordado a mão, pet colagem, ponto cruz e vagonite, entre outros. O objetivo é assegurar à terceira idade o envelhecimento saudável. E para o bom andamento das atividades, a Prefeitura de São Simão investiu mais de 200 mil reais na reestruturação do prédio, que foi deixado bastante danificado pela administração passada. Interessados em se cadastrar, devem procurar a sede do Projeto, de segunda a sexta-feira, munidos dos documentos de Identidade, CPF e duas fotos 3×4.