wifi

Em São Simão, o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos atendendo a uma indicação do Vereador Wemerson de Souza, está implantando em todas as praças do município o projeto “Cidade Digital Wi-Fi livre”, que irá contemplar a população da cidade e do distrito de Itaguaçu, com acesso gratuito à internet.

O projeto está sendo implantado nas praças Júlio Bernardes de Oliveira (Praça Central), Praça do Skate (Jardim Liberdade I), Praça Salvador José Jacinto de Souza (Jardim Liberdade II) e na Praça da Matriz de Itaguaçu. O acesso poderá ser realizado com uso de qualquer dispositivo que possua o sistema de captação Wi-Fi como celulares, tablets, notebooks, ultrabooks etc.

Segundo o prefeito Dr. Márcio, com este projeto, a Prefeitura espera aumentar a ocupação das praças públicas, ampliar a cidadania por meio do acesso irrestrito à internet e contribuir com o desenvolvimento de ações culturais. Além de atender os São Simãoenses e Itaguaçuenses o projeto Wi-Fi Livre também deve tornar mais fácil a vida dos turistas que visitam a cidade.

“Com o Wi-Fi Livre abriremos o acesso gratuitamente para todos os cidadãos que muitas vezes nem tem a condição de pagar por tal serviço e necessita desta ferramenta para fazer estudos e pesquisas, por exemplo,”. Disse o prefeito.

Para o autor da proposta, vereador Wemerson de Souza, o serviço oferecido pela Prefeitura vem ao encontro de uma cidade que possibilita aos seus cidadãos maiores oportunidades. “A Prefeitura tem dado ênfase na ideia de termos uma São Simão e Itaguaçu mais humanas. Um município, onde as pessoas possam ir às praças, usar a ciclovia para andar de bicicleta, enfim, possam ter uma convivência muito mais humana, respeitando as diferenças e permitindo que todos usem os espaços públicos. Tenho certeza que a internet Wi-Fi vai cumprir um papel muito grande nessa determinação”, afirmou o parlamentar.

A informação é um instrumento fundamental para a ascensão social e integração das pessoas à sociedade na atualidade e consideramos que a internet tornou-se o mais efetivo meio de comunicação. No Brasil, os usuários já são quase a metade da população, logo o poder público tem sua responsabilidade de garantir e de disponibilizar de maneira ampla e de qualidade o acesso a esta rede, possibilitando que todas as pessoas possam ter as mesmas condições de acesso.

Dr. Márcio defende que, sendo a internet um instrumento fundamental, não pode ser restrito apenas a uma parcela da população. Por isso, o objetivo é fazer com que os cidadãos tenham acesso ao projeto “Wi-Fi Livre”, para obter informações sobre os órgãos do município e seus serviços em geral, além de poder ter acesso a site de educação, cultura e lazer. “Desse modo, São Simão e Itaguaçu podem constituir-se referência em democratização do uso dos meios digitais para geração de cidadania, controle e participação social dos munícipes junto aos serviços públicos”, afirmou o prefeito.

Qualquer cidadão poderá se conectar, desde que possua um aparelho compatível com o padrão Wi-Fi. Não é preciso ter cadastro para navegar. É só procurar a rede Wi-Fi Livre São Simão e se conectar. É grátis, sem burocracia.