Uma área com jardim bonito e bem cuidado que misture os elementos naturais e a decoração de forma harmônica chama atenção dos visitantes e embeleza a casa, uma praça ou até uma empresa. Mas, para conquistar admiradores, não basta colocar mais verde no ambiente, é preciso fazer um bom projeto, saber selecionar quais são as plantas mais adequadas para o nosso clima, qual a melhor forma de organizar, distribuir e decorar usando plantas, além de outros aspectos. Essas são algumas das atribuições apresentadas no curso de paisagismo que o Senar/Go, em parceria com a prefeitura e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão, promoveu entre os dias 26 e 28 de novembro. Durante o curso, ministrado pelo instrutor Celso Batista Júnior, no Centro Cultural Iara de Almeida, 14 alunos puderam aprender a planejar infraestrutura básica para implantação do projeto paisagístico, considerando a viabilidade econômica do empreendimento, as normas de segurança e de proteção ao meio ambiente. Para o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, o curso ajudará a abrir portas no mercado de trabalho para essas 14 pessoas e, os grandes beneficiados serão eles próprios e suas famílias. “Esse treinamento dá condições aos participantes de ingressarem no mercado de trabalho, com todo conhecimento técnico para desenvolver um bom trabalho. Teremos mais cursos agendados pela frente, sempre contando com a parceria desses nossos grandes parceiros, que são os SENAR e o Sindicato Rural. São parcerias como estas que nos ajudam a qualificar da melhor maneira a nossa população prepara-los para o mercado de trabalho”, disse Dr. Márcio. Programa Agricultura Urbana O Agricultura Urbana é um programa desenvolvido pelo Senar/Go, que promove a capacitação inicial e continuada em atividades nas cadeias produtivas de hortaliças, frutas, minifrutíferas, viveiro de plantas, hidroponia, floricultura, jardinagem, paisagismo e cultivo protegido. O programa visa também, proporcionar capacitação a população, com objetivo de instrui-la com conteúdo voltado para a implantação, condução e colheita de hortas através de oficinas e minicursos.