Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre os parâmetros da ventilação mecânica para Covid-19

· Updated

A secretaria de Saúde e o Hospital Municipal realizaram nesta segunda-feira, 20, um treinamento sobre técnicas de utilização do aparelho de ventilação mecânica. Ministrado por Murilo Borges Vieira Garcia, Fisioterapeuta Especialista Sistema Cardiorrespiratório, da cidade de Rio Verde, a capacitação reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem. A respiração mecânica é um procedimento que busca ajudar ou substituir a respiração normal.

Participaram do curso a secretária de Saúde, Liciane Regina de Oliveira Nora; o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr Roberto Cocota; a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michelle Santos Cortez; a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Jéssica Fernanda e a Responsável Técnica da Enfermagem do hospital, Thaynara Cardozo.

“A ventilação mecânica pode evitar significativamente a piora do quadro clínico e até salvar uma vida”, afirmou o palestrante. “O manuseio do equipamento é um dos fundamentos básicos de um fisioterapeuta e, por isso, é importante fazer este tipo de reciclagem. Já o enfermeiro está na linha de frente do atendimento em saúde e deve estar apto a trabalhar com ventilação mecânica”, explicou.

A capacitação abordou técnicas de avaliação do paciente; a ventilação não invasiva; as indicações; as fases da ventilação; os parâmetros iniciais; os efeitos adversos; o simulador; a aula prática entre outros.

A ventilação mecânica apenas presta assistência à respiração e deve ser mantida enquanto durar a deficiência. As indicações mais comuns se dão em casos de lesão pulmonar aguda, asma grave, doença pulmonar, sinais físicos que demonstrem dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e algumas doenças neurológicas.

O curso dividiu-se em dois momentos, onde, primeiramente, o palestrante apresentou toda a parte teórica sobre o assunto, no plenário Aldo dos Santos Pimenta, da Câmara de Vereadores, englobando: objetivos e classificação da ventilação, fases do ciclo e ciclagem ventilatórios, modos, modalidade e parâmetros ventilatórios.

Num segundo momento, no Hospital Municipal, Murilo demonstrou todas as funções do ventilador mecânico de forma prática, utilizando um pulmão suíno.

O Diretor Clínico Dr. Cocota explicou que a ventilação mecânica é o suporte oferecido ao paciente, por meio de um aparelho, sempre que ele não consegue respirar espontaneamente por vias normais devido a fatores como doenças, anestesia e anomalias congênitas.

A secretária Liciane, ressaltou que a capacitação faz parte de um cronograma de ações da prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “É de extrema importância para todos da equipe estarem aptos a reconhecer as diferentes situações onde há necessidade do uso do equipamento, de modo a oferecer tratamento adequado a cada uma das situações, reduzindo o desconforto respiratório e permitindo a sua aplicação específica”, reforçou.