pref

Um fator marcante da atual Administração é a busca e fortalecimento das parcerias. Graças a elas e ao trabalho com foco em desenvolvimento e bem estar dos São Simãoenses e Itaguaçuenses, grandes conquistas já foram alcançadas. A prefeitura, por exemplo, repassou, por meio de subvenção social, R$ 42.350,00 (Quarenta e dois mil e, trezentas e cinquenta e cinco reais) para cinco entidades sociais do Município, somente neste mês de outubro.

“Estes repasses garantem a continuidade das atividades das entidades e possibilita que as mesmas apliquem os recursos em reformas, ampliação dos espaços de atendimento, e manutenção de programas e projetos”, explicou o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos.

Atender as necessidades das entidades sociais é condição básica, independente dos segmentos da população que são atendidos. Para Dr. Márcio, é importante destacar o fortalecimento das entidades do município, uma vez que as mesmas são fundamentais na promoção de inclusão social, atuam como parceiras da Administração e dão fundamental contribuição no fortalecimento dos vínculos familiares e na formação de cidadãos. “As entidades oferecem um ambiente de interação e promoção dos direitos, e são parceiras fundamentais do poder público. Trabalhar em prol de fazer o bem para o outro, principalmente aos mais necessitados, é muito gratificante. Investir em pessoas, além de ser uma das inúmeras ações traçadas na nossa gestão, é algo que já foi inserido em minha vida no contexto familiar, vem de berço”, disse o prefeito.

Na visão da atual Administração Municipal, fazer o repasse em dia dos recursos para as entidades é uma prioridade. Uma das beneficiadas é a Associação dos Voluntários Portadores de Câncer de São Simão (AVPC), que recebeu o valor de R$ 20 mil, além de ter recebido no ano de 2014 subvenções mensais totalizando R$ 96 mil.

Para Adriana Borges da AVPC, a liberação de recursos para unidades assistenciais foi um “presente” da prefeitura num momento em que muitas se encontram em dificuldades financeiras. “Esse recurso tem uma grande representação para as entidades contempladas, pois impulsiona o investimento em ações sociais e garante o salário dos funcionários, proporcionando tranquilidade e diminuindo o sufoco no final do ano”, conta.

Outra entidade beneficiada foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que recebeu a quantia de R$ 5 mil.

“A APAE é uma instituição que sempre estará precisando de recursos, já que o trabalho que realiza demanda investimento”, disse David Jesen de Souza, presidente da APAE.

A Associação Lar Espírita Amor e Caridade (Lar do Idoso), também foi contemplada com o auxílio financeiro, recebendo R$ 12.350,00. Somente ano passado, foram mais de R$ 100 mil reais repassados pela administração ao Lar, para a manutenção de suas atividades.

“Além de agradecer a Deus e pedir forças e coragem para vivermos em um grupo e olharmos cada um de nós como irmãos. Embora não tenhamos muito que oferecer, estamos dispostos a servir no que for preciso. Aproveito para convidar as pessoas para que venha até o Lar e faça uma visita aos nossos velhinhos. Se você não pode ajudar financeiramente, ao menos doe um pouco do seu tempo, pois eles adoram visitas e conversar”, comentou Edinaldo Divino da Silva, presidente do Lar do Idoso.

Dr. Márcio autorizou também um repasse no valor de R$ 2,5 mil, para a Comunidade Terapêutica Unividas. Este projeto que já é de grande importância para a comunidade de São Simão e Paranaiguara tem o objetivo de oferecer tratamento a pessoas com dependência química e álcool e, em 2014 recebeu auxílio de R$ 30 mil.

Quem ainda recebeu ajuda financeira foi o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, contemplado com um repasse de R$ 2,5 mil. O Centro é também uma das entidades, que desde o início da atual gestão, sempre recebeu apoio da administração municipal. Ano passado recebeu recursos no valor de R$ 30 mil reais, que de acordo com a presidente Virginia Pinheiro, foram investidos na compra de material didático para suporte de seis salas de aula, secretaria, material de limpeza, energia, conservação, reforma do prédio, consertos em geral, alimentação, cestas básicas, material para oficina de costura e na aquisição de enxovais para recém-nascidos entre outros. O recurso foi utilizado também para o término das obras da biblioteca do Centro.

Se somados, os valores dos auxílios financeiros aprovados pela Câmara de Vereadores e concedidos pelo Governo Municipal, somente no ano passado, ultrapassam tranquilamente R$ 300 mil reais e, todo esse montante em recursos direcionados às instituições mostra que a administração promove a valorização do trabalho voluntariado dedicado ao bem estar de homens e mulheres São Simãoenses.

“É um apoio que a prefeitura dá a essas entidades que fazem um trabalho sério e tão bonito. Reconhecemos a importância de todas elas e sua atuação junto dos que necessitam, por isso merecem ser auxiliadas”, destacou o Prefeito.

Enquanto assinava as ordens de pagamento, Dr. Márcio ressaltou a questão de trabalhar em uma entidade como voluntario. “Lamento que muitas pessoas não tenham a vontade de ajudar ao próximo, sendo um voluntario em qualquer entidade da cidade. Temos muitos para criticar, mas poucos para ajudar”, disse.

“Quero agradecer a todos os envolvidos nas entidades, pois vocês fazem um trabalho lindo em prol de pessoas que realmente precisam. Desejo sucesso a todos e sei que o valor repassado é pouco pelo trabalho feito por todos”, falou Dr. Márcio.