Prefeitura recupera cerca 15 km de estradas rurais
Última atualização em 29 maio 2015 às 19h37
Como parte do programa de ações do governo municipal, a Prefeitura de São Simão iniciou está semana a recuperação da estrada vicinal que liga o município a várias fazendas, Olarias e ao distrito de Itaguaçu.
A ação que está sendo coordenada pela Secretaria de Transportes, está permitindo a recuperação de aproximadamente 15 quilômetros de estradas de chão que, são castigadas pelo excessivo tráfego de caminhões pesados que por ali circulam.
De acordo com o secretário João Régis Nunes, outras estradas já foram recuperadas e também outras vão receber a ação.
Serviços de limpeza, terraplanagem, adequação das saídas de águas pluviais, colocação de cascalho para aumentar a aderência dos veículos, além do alargamento de alguns trechos da pista são realizados por máquinas da Prefeitura. Atuam na ação uma retroescavadeira, uma patrol, uma pá-carregadeira e quatro caminhões tipo caçamba.
Explicando a importância deste tipo de serviço, o secretário João Régis Nunes, afirmou que “o trabalho consumirá cerca de 300 caminhões de cascalho e que, graças ao serviço que está sendo feito nessa estrada, através da manutenção constante, a administração poderá evitar problemas maiores, como grandes erosões”.
“A precariedade da estrada estava dificultando a passagem de veículos de passeio e também o transporte de alunos da zona rural para as escolas da cidade. Devido ao péssimo estado deixado pelas usinas, uma perua escolar, se chocou com outro veículo, quase provocando uma tragédia, felizmente não ouve feridos, apenas o susto”, relatou o Secretário.
Ele revelou ainda que o leito da estrada está sendo recuperado de forma que fique com abaulamento adequado para o escoamento das águas das chuvas. Depois de realinhada, recebe o revestimento de cascalho que faz com que o leito fique impermeabilizado com material coeso e resistente.
Os reflexos futuros refletirão na diminuição de custo da manutenção da frota de veículos que circulam pelos trechos recuperados. “Todo o trecho ficará realmente com excelente qualidade, além de diminuir o risco para o motorista que por ali trafega, comparada a uma via cheia de buracos. Embora não estejam pavimentadas, agora temos mais estradas seguras para o escoamento da produção agrícola e principalmente o transporte segura das crianças no caminho da escola. Essa é mais uma reivindicação atendida pelo nosso governo”, frisou o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos.
A recuperação está beneficiando produtores rurais, as Olarias do Alecrim e do Djalma, a UHE Foz do Rio Claro, as usinas sucroalcooleiras Energética São Simão, Grupo Andrade e Vignis e, a fábrica de dormentes da Constran, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, no município.
O prefeito ressaltou o esforço da atual gestão na recuperação das vias do município. “Desde o início de 2013 já recuperamos diversas estradas. Nossa zona rural é muito extensa, mas nosso desafio é interligar todas as localidades”, concluiu.