Pensando na melhor locomoção, bem-estar e qualidade de vida dos Agentes Comunitários de Saúde e Agende de Endemias, na manhã desta sexta-feira (31), na secretaria de Saúde, o Prefeito Ibinho e o Secretário da Saúde, José Fernandes Faria, acompanhados do secretário de Administração, Wilson Pimenta, da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michele Cortez e do Gerente de Endemias, Klauber Macedo, fizeram a entrega de 57 novas bicicletas. A aquisição dos meios de transporte custou R$ 31.981,50 e garantirão melhores condições de trabalho, agilidade e conforto aos profissionais que precisam se deslocar pelos bairros da cidade e pelo distrito de Itaguaçu para o trabalho de promoção da saúde nas residências. Os equipamentos contam com cestinha, para que os agentes possam carregar os materiais de trabalho, durante as visitas domiciliares. Vale destacar que esses profissionais desenvolvem ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população assistida pela Unidade Básica de Saúde. O elo entre o ACS e a população assistida é potencializado pelo fato do agente morar na comunidade. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção das doenças, agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade. Para o secretário de Saúde, José Fernandes Faria, proporcionar melhores condições de trabalho aos agentes é um dos objetivos da administração, buscando sempre melhorar o atendimento preventivo à saúde dos munícipes. “Eles desempenham um papel fundamental na promoção da saúde na comunidade, ajudando na prevenção de doenças e servindo de ponte entre a comunidade, os profissionais e os serviços de saúde”, disse. De acordo com o Gerente de Endemias, Klauber Macedo, a aquisição das bicicletas visa dar maiores condições de trabalho aos agentes, bem como maior celeridade na prestação dos serviços, que exige deslocamento por parte desses servidores. Ele também enalteceu a importância dessas novas bicicletas para o trabalho dos agentes. “É bom ressaltar que, a valorização do trabalho dos Agentes de Saúde e de Endemias reflete diretamente na qualidade do serviço público de saúde e na consolidação do SUS”, disse. Na oportunidade, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Michele Cortez, agradeceu ao secretário de Saúde, José Fernandes e ao Prefeito Ibinho, por entenderem as necessidades dos agentes que fazem uso da bicicleta como meio de locomoção para o exercício de suas atividades. De acordo com ela, o trabalho da equipe será agilizado já que as bicicletas agora são novas e não estragarão com frequência. “São os Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias que estão diariamente junto das famílias e seus instrumentos de trabalho devem estar sempre em boas condições. Agora com as bicicletas novas, poderão continuar com o ótimo trabalho que vem sendo realizado, tanto em São Simão, quanto em Itaguaçu”, afirma. O prefeito Ibinho destacou que esse investimento do Governo Municipal representa a melhoria na qualidade do atendimento prestado pelos agentes. Ibinho ressaltou a importância do trabalho dos ACS’s e dos Agentes de Endemias, junto às atividades da Secretaria da Saúde, bem como a qualidade nos serviços prestados por estes profissionais. O chefe do executivo ainda aproveitou para parabenizar e agradecer aos “mensageiros da saúde nos bairros”, como são chamados os agentes, pela excelência no trabalho desenvolvido em todo o município. “Valorizando o trabalho desses profissionais que atuam diretamente com a população, conseguimos adquirir por meio de recursos próprios, essas bicicletas com o objetivo de facilitar o trabalho para a melhoria da promoção de saúde de nossos munícipes. É mais um investimento, sem dúvida, necessário e que confere mais agilidade ao atendimento. Nosso objetivo é disponibilizar ferramentas que facilitem essa proximidade tão importante entre o usuário do sistema de saúde e o agente comunitário”, declarou. Ao todo foram beneficiados com a entrega das bicicletas, dezessete Agentes de Endemias e quarenta Agentes Comunitários de Saúde da UBS  I Waguines Júlio de Castro (Centro); da UBS II João Nunes da Silva (Vila Bela); da UBS III Sérgio Antônio de Moura (Jardim Liberdade I); da UBS IV Sahul Brauer (Cemig) e da UBS V Irmã Bárbara Josephine Orczyk (Itaguaçu).