A prefeitura e a Supervisão dos Programas Sociais de Goiás em São Simão entregaram na manhã desta sexta-feira, 29 de janeiro, 17 Passaportes do Idoso para moradores do município com idade superior a 60 anos. A solenidade foi realizada na Superintendência Municipal de Habitação. De nome ‘Passe Livre Intermunicipal para Pessoa Idosa no Estado de Goiás’, o benefício é fruto de parceria entre a prefeitura municipal com a Secretaria de Estado de Cidadania e Trabalho. O programa Passaporte do Idoso permite que pessoas com mais de 60 anos e com renda familiar de até três salários mínimos, viagem gratuitamente pelo estado de Goiás, utilizando transporte rodoviário. De acordo com Supervisora dos Programas Sociais de Goiás em São Simão, Maria Cecília Barbosa Vasconcelos, o idoso que já possui o passaporte, deve procurar o posto de venda da empresa rodoviária com no mínimo cinco horas de antecedência da viagem, para retirar o bilhete e obter a devida autorização. O prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos disse que o Programa Passaporte do Idoso, criado pelo Governo de Goiás, valoriza a terceira idade. “Os direitos dos idosos precisam ser respeitados, fazendo se cumprir o que está determinado por lei, garantindo uma melhor qualidade de vida a eles”, falou. Na solenidade estavam presentes secretários municipais, populares, o vice-prefeito Adelsso Nogueira e os vereadores Antônio Camilo, Dr. Oscar Luiz e Wemerson de Souza. O Passe Livre Intermunicipal para Pessoa Idosa foi criado em Goiás pela Lei 14.765 e regulamentado pelo Decreto Estadual 6.777 (07/08/08), instrumentos que se somam ao Estatuto do Idoso, visando garantir o efetivo exercício do direito de ir e vir em todo o Estado de Goiás, com dignidade e respeito à pessoa idosa.   O que diz a lei? Os veículos do sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros devem reservar duas vagas gratuitas para pessoas idosas em cada viagem. A pessoa idosa terá direito a, no máximo, quatro viagens gratuitas mensais.   Quem tem direito? Pessoas com idade a partir de 65 anos, com renda familiar mensal máxima de três salários mínimo e residente no Estado de Goiás. *Os interessados devem procurar na Superintendência Municipal de Habitação, a Supervisão dos Programas Sociais de Goiás, com a documentação necessária.   Quais são os documentos necessários para emissão do Passaporte? -Documento de identidade; -Comprovante de renda familiar; -Comprovante de residência; -Duas fotos 3×4, coloridas, iguais e recentes. O passaporte será entregue em no máximo 60 dias após o cadastramento.   Como ter acesso? -O idoso deverá apresentar o Passaporte do idoso, emitido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Cidadania e Trabalho; -De posse do documento e do seu RG, deverá procurar o posto de venda da empresa que atende a linha do destino de seu interesse, com antecedência de no mínimo 5 horas antes da viagem, para retirar o bilhete e obter a devida autorização; -No dia da viagem, de posse do bilhete, o idoso deverá comparecer ao local do embarque 30 minutos antes do horário previsto para a partida.