Mutirão de limpeza contra a Dengue

multirao dengue1

A fim de combater o mosquito da dengue, a administração municipal através da Secretaria de Saúde estará promovendo um mutirão de limpeza, por toda cidade. O trabalho já percorreu os bairros Jardim Liberdade I e I, Colombo, Comercial Sul, Sol Nascente, Popular I, II e III e chegou até Itaguaçu.

De acordo com o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, a ideia é de que todos os bairros do município recebam essa ação, considerada emergencial e a partir dai todos os moradores se conscientizem da importância de manter seus quintais limpos e assim evitar a proliferação da doença.

Dr. Márcio destacou que “o trabalho é considerado de rotina, mas é de grande importância, levando em conta que viabiliza a limpeza e a segurança dos moradores da cidade e seus visitantes. Nosso objetivo é continuar o trabalho ao longo de toda a cidade”.

multirao dengue2

Estão envolvidos na ação 18 Agentes de Endemias e da secretaria de Transportes, que estão vistoriando terrenos e lotes baldios e, recolhendo entulhos todo tipo de material que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, a ação conta com o trabalho de 24 funcionários da empresa Quebec, responsável pela limpeza pública municipal.

Segundo o Gerente de Endemias, Leonardo Marques de Oliveira, a Prefeitura está removendo os materiais inservíveis que ficam nas ruas, calçadas e lotes baldios e, que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. “A população precisa colaborar e desde já ir separando todo o material para descarte para o pessoal da limpeza pública recolher o mais breve possível”, afirma.

O principal objetivo do mutirão de limpeza, que teve inicio dia 02/02, além de manter a limpeza dos bairros é realizar o serviço de orientação para que a população se previna contra a Dengue.

Dados preliminares divulgados pela secretaria de Saúde informaram que em apenas três dias de mutirão, 24 caminhões de entulhos e 200 sacos de lixos foram recolhidos por funcionários da Quebec e outros 20 caminhões e 500 sacos de 100 litros retirados pelos Agentes de Endemias, nos bairros Jardim Liberdade I e II.

No mutirão promovido em Itaguaçu, dia 07, foram recolhidos cerca de 1 tonelada em lixo e em pneus velhos. O trabalho no Distrito contou apenas com a atuação dos Agentes de Endemias.

dengue panfletagem

Uma panfletagem foi realizada dia 11/02, em todos os semáforos e no comércio.

COLABORAÇÃO – A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população no sentido de tomar medidas que evitem a proliferação do mosquito Aedes, como manter os quintais limpos e eliminar os possíveis criadouros (recipientes com água parada), para evitar risco de epidemia.

A Secretaria de Saúde orienta a população, no dia que o mutirão estiver sendo realizado no setor de sua residência, a colocar na calçada, utensílios que possam acumular água parada.

São garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, sucatas, entre outros utensílios.

POR: Fábhyo Freitas Horlando | Fotos: Acervo Agentes de Endemias