Prefeitura abre matrículas para curso condutor de turismo de pesca

Eles são conhecidos como guias de pesca, piloteiros, pirangueiros ou condutores de embarcações para o turismo de pesca. Todos prestam serviços, acompanham e orientam pescadores amadores durante excursões por rios e outros locais onde a pesca amadora está instalada. Ou seja, são os trabalhadores de apoio ao turismo de pesca.

Os guias conhecem, “como a palma da mão”, diversos ambientes da pesca amadora e esportiva. Sabem, por exemplo, onde tem corredeira e é perigoso colocar um barco, onde se encontram os melhores pontos de pesca e quais as melhores maneiras de pescar os peixes.

Pensando em qualificar estes guias, a prefeitura de São Simão, por meio da Superintendência Municipal de Meio Ambiente abriu está semana, inscrições para o curso de Condutor de Turismo de Pesca, que se inicia no dia 03 de novembro. O curso, que qualifica profissionais para auxiliar turistas quanto aos locais onde se possa realizar a pesca amadora, orientando e interpretando aspectos ambientais locais existentes, é uma parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, através do Pronatec e SENAR. Com carga horária de 160h, as disciplinas básicas serão Geografia, Biologia, Pesque e Solte, Preparação de Equipamentos de Pesca Esportiva, Marinharia (operação e manutenção de embarcações), Primeiros Socorros e Relacionamento Humano, além de aulas práticas.

Estão sendo oferecidas 20 vagas. As matrículas serão realizadas na sede da Superintendência de Meio Ambiente. Os interessados em participar do curso devem estar dentro das normas exigidas e ter idade mínima de 16 anos.

Depois disso, é só comparecer a Superintendência de Meio Ambiente (encima do prédio do Banco Itaú), munido de cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Falar com Ricardo Guedes.

Haverá inscrições também em Paranaiguara com a Karilcia do Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão e, em Itaguaçu na Subcâmara.

Segundo o prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos, esse curso faz parte política de profissionalização e capacitação dos jovens adotada pela atual gestão. “Desde o início da atual gestão temos realizado diversas parcerias para oferecer oportunidade a toda a comunidade e espero que eles possam aproveitar mais uma e se qualificar para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo”, disse o prefeito.