O prefeito Ibinho, juntamente com os vereadores Antônio Camilo e Leopoldo Pereira, participou na manhã desta quarta-feira (31), em Anápolis, do ato de assinatura da concessão do trecho entre Porto Nacional e Anápolis da Ferrovia Norte-Sul, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Para Ibinho, esta liberação é um marco para São Simão e região. “Esta retomada das obras trará geração de emprego, movimentando nosso município e região. São Simão tem muito a ganhar com o reinicio da ferrovia e por isso estamos felizes em participar desse momento tão importante”, destacou o prefeito. Ambos os parlamentares que acompanharam o chefe do executivo municipal, endossaram suas palavras, ressaltando a importância da liberação das obras para a região de São Simão. “Esta liberação é muito importante para nossa região que ganha mais opção de transporte e assim se torna mais competitiva e atraente para novos investimentos”, disse o vereador Camilo. A assinatura é decorrente do leilão realizado em 28 de março e vai liberar, por meio da concessão, o trecho situado entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP (1.537 km), passando por São Simão. O trecho está dividido em dois: tramo central, compreendido entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, com extensão de 855 km; e tramo sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km. O primeiro trecho já encontra-se operacional e disponível para o transporte ferroviário comercial de cargas. A expectativa é que o início da operação ocorra até o m de 2019. Já o tramo sul, que interliga os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, possui 95% das obras concluídas. Segundo as regras contratuais, a concessionária tem dois anos para concluir as intervenções e iniciar as operações em 2021.