Com objetivo de profissionalizar e estimular a produção de peixe em cativeiro em Goiás, o SENAR/GO – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural iniciará no próximo mês de outubro, em São Simão, os cursos de Piscicultor e de Criador de Peixes em Tanque Rede. Estão sendo oferecidas 20 vagas para cada curso, que terão 7 semanas de duração com aplicação de aulas práticas e teóricas. As aulas terão início dia 19/10 e serão ministradas no período noturno, por instrutores do SENAR e intermediadas pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O objetivo de ambos os cursos é envolver a comunidade no processo produtivo e, acima de tudo, repassar conhecimentos e técnicas de manejo para que eles tenham condições de também investir nos projetos sustentáveis. E a qualificação para a produção em tanque rede, propicia aos participantes todos esses conhecimentos, e principalmente a terem mais uma opção de trabalho e renda, com a produção e comercialização de peixes em tanque rede. Entre as abordagens dos cursos estão a identificação das várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo; o cálculo e fornecimento da alimentação adequada ao sustento dos peixes; monitoramento e intervenção no níveis e parâmetros da água e a captura dos peixes. Segundo o Engenheiro Ambiental e Sanitário da Prefeitura, Ricardo Guedes, a capacitação atende uma demanda do Ministério da Pesca e conta com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão para promover a mobilização. “É preciso implantar em nossa região, ações que fomentem o desenvolvimento deste segmento, pois água temos para alavancar a piscicultura e garantir uma melhora da qualidade de vida da população”, apontou Ricardo. O prefeito Dr. Márcio Barbosa Vasconcelos destacou que o município possui um grande e forte potencial para a exploração da atividade de criação de espécie em cativeiro d’água, por dispor de área para a instalação dos tanques redes e abundância de água. “Acreditamos que com os conhecimentos adquiridos nesses cursos e com o suporte necessário, podemos profissionalizar a piscicultura em São Simão e tornar a atividade uma forte fonte de geração de emprego e renda para a nossa população”, afirmou. Os cursos serão oferecidos pelo PRONATEC/ Ministério da Pesca, Superintendência da Pesca de Goiás e SENAR em parceria com a Prefeitura de São Simão, Câmara Municipal, Superintendência Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Sindicato dos Produtores Rurais de Paranaiguara e São Simão. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem apresentar documentos pessoais como RG e CPF, nos seguintes locais: São Simão: Superintendência de Meio Ambiente (Em cima do Prédio do Banco Itaú), com Ricardo Guedes. Paranaiguara: Sindicato Rural, com a Karilcia. Itaguaçu: Sub-câmara.