Hoje à noite o público da cidade e região poderá relembrar grandes sucessos da música sertaneja, através de duas vozes que até hoje ecoam por todos os cantos do País, arrepiando quem ouve. Chrystian & Ralf, conhecidos como a “mais afinada dupla do Brasil”, será a atração deste sábado, a partir da 00h, no palco principal do 12º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural. Os irmãos encerram com chave de ouro a edição 2017 de um dos maiores eventos do estado de Goiás e região.

Já são 20 álbuns lançados, 6 DVD’s, 34 coletâneas, 15 discos de ouro, 9 de platina e 3 de diamante por mais de 6 milhões de cópias vendidas.

Para quem é fã, será a oportunidade de cantar com a dupla os maiores sucessos de 34 anos de carreira. É inegável a importância dos dois para a música sertaneja no País. Até os que não gostam do estilo tem a canção “Nova Iorque” na cabeça, por exemplo.

O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão é uma promoção da Prefeitura Municipal com realização da Secretaria de Turismo e conta com apoio da Câmara Municipal, Governo de Goiás, SEBRAE-GO e setor  empresarial de São Simão e região, entre elas a Caramuru Alimentos, detentora da marca Sinhá, Super Frango, Laticínio Canto de Minas e Arroz Cristal.

O início

De acordo com informações do site oficial da dupla, os primeiros passos no mundo artístico dos irmãos Chrystian José Pereira da Silva Neto e Ralf Richardson da Silva começaram quando ainda eram crianças e acompanhavam pai Mário e o tio Plínio nas serestas que faziam em Goiânia (GO), noite afora, cantando sucessos da música sertaneja. A mãe Eunice, que fazia teatro infantil, também participava.

Chrystian ou “Zezinho”, como era conhecido, com pouco mais de 6 anos, apresentava-se no Clube do Anhangüera Mirim, comandado por Magda Santos, em Goiânia. Em menos de um ano, ganhou um programa só seu: o “Pinguinho de Gente” e seu primeiro prêmio: a gravação de um disco em São Paulo como o melhor cantor do Estado. O disco nunca saiu do papel…

Mudaram-se para São Paulo em busca de mais oportunidades. Mas, as dificuldades que a família enfrentou foram bastante penosas. Chrystian, o mais velho, e o pai, não desistiam e após muita luta, conseguiram uma chance cantando ao vivo, no programa de Vicente Leporace e o sucesso foi tanto que saíram de lá contratados. Vieram as primeiras gravações da dupla, em inglês e português, com os nomes de Os Pássaros, Charles & Ralf, entre outros.

Dupla sertaneja

O primeiro disco da dupla foi gravado em 1982 e lançado um ano depois. A maioria dos sertanejos gravava em quatro canais, eles surpreenderam com 16, além de inovarem com outros instrumentos. Com “Quebradas da noite”, lançado pela RGE, ganharam o primeiro disco de ouro. Em 1985, gravaram “Amargurado”, ao lado de Tião Carreiro. No ano seguinte, em 1986, pela Chantecler, lançaram o quarto trabalho. A música “Chora peito” trouxe o primeiro disco de platina.

Foram os pioneiros em 88, com a música country “Saudade”, como tema da novela “Pacto de Sangue”. Assim como os primeiros a lançarem um CD sertanejo no mercado brasileiro (a coletânea “Convite para ouvir Chrystian & Ralf”, RGE). Neste ano, ganharam o “Prêmio Sharp” como melhor dupla sertaneja e fizeram uma temporada de shows pelos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que voltaram no ano seguinte para uma nova turnê.

Feitos impressionantes

Comemorando os 10 anos de carreira, em 1993, Marília Pêra dirigiu o show “Viajantes da Canção”, que percorreu o País mostrando que os dois eram mais que cantores sertanejos. No repertório, uma ária de ópera a músicas de Elis Regina e Dalva de Oliveira.

“Sozinho em Nova York”, gravado em 96, teve a participação de Agnaldo Rayol em “Minha Gioconda”, tema de “O Rei do Gado” que os levou para a Itália onde gravaram um clipe. Em Portugal, a música também conseguiu êxito.

Em 1998, o CD “Acústico” e, em 1999, o “Estação Paraíso”. Dois meses após o lançamento, a notícia da separação da dupla, que abalou os fãs e o meio artístico. Ambos seguiram carreiras solo. Mas, para alegria de muitos, a parceria foi refeita selando definitivamente o retorno da parceria, com o CD “De volta”, o 15º da carreira, pela Abril Music. Em 2002, fizeram “Viajando pelo Brasil”, com regravações de sucessos da música sertaneja da década de 80. Em 2005, Chrystian & Ralf lançou um audacioso projeto antipirataria desenvolvido e aprimorado por Ralf durante dois anos.

Em 2007, mais um disco “Acústico 2”, chegando ao mercado em SMD (Semi Metalic Disc) e SMDV (Semi Metalic Disc Video). Em 2010, a dupla lançou o primeiro disco de músicas inéditas após nove anos, uma fusão de ritmos que vai da música espanhola, passa pelo sertanejo, até o rock dos mais pesados.

Segue programação de sábado (15/04)

08h – Programação esportiva com Vôlei de praia e Futevôlei.

12h às 15h – Almoço com pratos especiais à base de peixe e outros, cardápio de petiscos e Festival de Cinema Infantil.

12h às 13h – Apresentações Culturais.

13h às 15h – Show com a dupla Luis Fernando e Mateus.

14h – Programação esportiva com Ciclismo MTB Cross Country.

15h às 16h – Show cultural direto da Cidade de Goiás Velho com o grupo Candeeiro Voador.

19h às 20h – Apresentação Gastronômica com a Chef – Emiliana Azambuja.

20h às 22h – Show com o Jalles e Dyego.

20h às 23h – Jantar com pratos especiais à base de peixe e outros e cardápio de petiscos.

00h – Mega Show Nacional no palco principal com a renomada dupla CHRYSTIAN E RALF