Entre os meses de março e abril, por meio da Superintendência Municipal de Esporte, a Prefeitura de São Simão realiza, em Itaguaçu, o 1° Campeonato Regional de Futsal Feminino. Com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, a competição acontece entre os dias 16 de março e 13 de abril na quadra poliesportiva do distrito. Quatro equipes estão na disputa do título de campeã, são elas: São Simão F.C, Itaguaçu Renovação 74, Cachoeira Alta e Itaguaçu Sub 15. Prestigiou a cerimônia de abertura, que aconteceu na noite deste sábado, 16, o prefeito Ibinho, o secretário de Educação, Divino Nogueira, os Superintendentes Alberto Silva Araújo (Esportes) e Paulo Lima (Cultura), os vereadores Ana Maria e Ludgero Neto, e o presidente da Casa de Leis, Lázaro Lacerda. O grande destaque da festa de abertura ficou por conta da apresentação proporcionada pelo grupo de dança Elemento Urbano. O grupo que tem direção do coreógrafo Paulo Roberto da Silva e coordenação de Geane Alves e Helbert Martins, levou para a quadra a performance “Quando o palco é a rua”, contagiando o público presente, deixando o recinto sob muitos aplausos. Durante a solenidade de abertura, o prefeito Ibinho, desejou boa sorte às equipes participantes e falou da oportunidade esportiva. “Vimos que seria uma boa ideia, pois é uma grande oportunidade para incentivar essas meninas, a praticar o futebol feminino. Brasil é de fato o país do futebol e dele se originou outros tantos esportes a exemplo do futsal que é jogado por homens e mulheres. Parabéns a todas vocês e boa sorte as equipes”, destacou. O presidente da Câmara, Lazinho Lacerda, citou a importância do evento para Itaguaçu. “Tenho certeza que o esporte é um caminho muito positivo para o jovem concentrar sua energia na saúde, ao participar de uma competição esportiva” Conforme o secretário Divino há muitos anos não acontecia um campeonato voltado às esportistas femininas e a 1ª Copa visa valorizar e fomentar o futsal feminino. “Percebemos essa necessidade de uma copa para as nossas atletas. Acreditamos que será um grande evento”, afirmou. Abrindo a competição, dois jogos movimentaram a quadra de esportes. No primeiro confronto, o São Simão F.C empatou com o Itaguaçu Sub 15, em 3 a 3. A segunda partida foi marcada pela goleada de 7 a 1, aplicada pelas meninas do Cachoeira Alta sobre o Itaguaçu Renovação 74. O Superintendente de Esportes, Alberto Silva Araújo, lembrou que o futsal feminino de São Simão e Itaguaçu tem se destacado na região e, por isso a ideia de promover a competição, para incentivar ainda mais a participação feminina no esporte. A presença do torcedor é fundamental para o espetáculo e a previsão dos organizadores é atrair um bom número de espectadores, uma vez que, todas as partidas acontecem no período noturno.