Festival Gastronômico mostra potencial do artesanato São Simãoense

· Updated

A diversidade dos produtos artesanais e a criatividade dos artesãos de São Simão, em elaborar peças singulares, continuam tendo espaço de destaque no Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão. São bonecos em E.V.A, peças de cerâmica, chinelos customizados, bijuterias, pedrarias, artigos religiosos, quadros, sabonetes, mine jardins trabalhos em crochês e com madeira, entre outros, que chamaram a atenção dos visitantes e turistas de passagem pelo estande montando no quiosque central.


Veja também

[catlist name=”13gastronomico”]

Veja todas as notícias do 13º Festival Gastronômico


O espaço, reservado especialmente para esses profissionais, é um mercado potencial para os produtos regionais, sendo uma grande oportunidade para os artesãos divulgarem seus trabalhos e comercializarem os produtos feitos por eles. Além disso, os artistas aproveitam para trocar ideias com os colegas.

Para a artesã Simone Oliveira, que trabalha com chinelos customizados, participar do evento foi uma grande satisfação. É a segunda vez que ela foi ao festival para divulgar seus trabalhos.  “Diante do belo visual que encontrei aqui e na organização do evento, o resultado, tanto nas vendas, quanto nas trocas de experiências, foi o melhor possível”.

Quem também aproveitou a chance para buscar novidades, e aprimorar a confecção dos seus produtos, foi a artesã Helena Maria Silva Borges. Peças exclusivas fizeram com que a artesã expusesse, mais uma vez, seus produtos no evento. Os trabalhos de Helena se resumem em telas, artes em pedra e E.V.A.

Segundo a secretária do Turismo, Danilla Soares, o objetivo é incentivar a geração de emprego e renda para os artesãos e, também mostrar o rico artesanato local.

“O festival ressalta e contribui muito para o fortalecimento e valorização dos nossos artistas e do artesanato local”, comentou Danilla.

Visitantes puderam ainda conhecer os trabalhos artesanais desenvolvidos por idosos nas oficinas do projeto MelhorIdade, no estande da terceira idade. Bordados, crochês, pinturas dentre outros produtos puderam ser adquiridos no espaço.